O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) foi reeleito presidente da Comissão da Educação, Cultura e Desporto na Assembleia para o biênio 2025/2026, e no exercício de vice-presidente o parlamentar Júnior Geo (PSDB). A votação foi realizada nessa terça-feira, 25, na Sala das Comissões.
Marcus Marcelo destacou a relevância do ensino para o desenvolvimento humano e expressou sua identificação com a Comissão, que, nos últimos anos, tem se dedicado a promover mudanças significativas. “Os caminhos que trilhei até aqui começaram na sala de aula. A Educação é minha principal bandeira! Fiquei extremamente feliz em continuar lutando por pautas importantes que possam melhorar as condições de todos que fazem parte do processo educativo em nosso Tocantins”, afirmou o deputado.
Outros membros que formam a Comissão da Educação, Cultura e Desporto são o Olyntho Neto (PRB), Gipão (PL) e Leo Barbosa (Rep), totalizando cinco deputados igual ao número de suplentes: Eduardo Fortes (PSD); Jorge Frederico (REP), Luciano Oliveira (PSD), Valdemar Junior (REP) e Jair Farias (UB). Durante a eleição ficou definido que as reuniões serão realizadas todas as terças-feiras, a partir das 13 horas.
Principais pautas
O deputado reforçou a necessidade da revisão do PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração) dos Profissionais da Educação Estadual. "Estou otimista com a revisão do PCCR, acredito que ocorrerá em breve”, afirmou.
Além do PCCR, nos últimos anos, Marcus Marcelo tem se dedicado a apresentar propostas para melhorar a educação em várias frentes. Desde requerimentos a fim de garantir transporte escolar aos estudantes da zona rural, melhorar as condições de ensino para alunos indígenas, expandir o uso de tecnologias no processo educativo, promover eventos que incentivem a busca por conhecimento, e também assegurar o pagamento do adicional de insalubridade para os educadores que atuam em presídios e centros socioeducativos.
Biografia
Graduado em Biologia e Medicina Veterinária, Marcus Marcelo é professor de carreira há mais de 20 anos da rede estadual. Sua trajetória destaca-se por conhecer a realidade das escolas tocantinenses trabalhando como professor, coordenador pedagógico e diretor. É defensor da Educação, da inclusão e da causa animal. Foi secretário de Governo em Araguaína de 2006 a 2008. Foi eleito vereador por dois mandatos, de 2013 a 2020, e durante o período foi presidente da Câmara Municipal por três vezes, de 2013 a 2018.
Com atuação forte pautada na seriedade e na transparência, como vereador de Araguaína foi autor de projetos importantes, como a Clínica-Escola Mundo Autista, referência em todo o Brasil, Centro de Esterilização de Cães e Gatos e a Clínica Municipal Veterinária, entre outros. Em 2020, foi eleito vice-prefeito de Araguaína, e em 2022, deputado estadual, com 13.277 votos.