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Opinião

Foto: Divulgação

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Em um estudo recente, a big tech Microsoft e a Universidade Carnegie Mellon, da Pensilvânia, Estados Unidos, afirmaram que o uso exagerado de Inteligência Artificial pode afetar a capacidade cognitiva dos seres humanos, fazendo com que tenham dificuldade no pensamento crítico. De fato, a IA é uma ferramenta poderosa em automatização e otimização de tarefas que antes levavam horas e até mesmo dias. Com apenas alguns cliques de distância, hoje existe um mundo de possibilidades em poucos segundos de trabalho.

Porém, ela não atua sozinha. A mão de obra humana é essencial na parte desse processo. Para operar essas ferramentas, é necessário haver uma atualização constante dos profissionais envolvidos por meio de cursos e especializações, além da criatividade e principalmente, estratégia para a resolução de problemas. A tecnologia, por mais que tenha conquistado espaço nas empresas, é apenas uma parte delas, porque por mais que estejam avançadas, elas têm limitações que precisam da intervenção humana. 

O que não pode acontecer é as empresas deixarem tudo no piloto automático, sem se atualizarem com o mercado, porque nesse sentido, sim, elas vão para o caminho do que foi apontado no estudo: de pessoas menos criativas e com dificuldade de senso crítico.  Uma das maneiras de se blindar disso é investir em profissionais qualificados unidos a ferramentas personalizadas que permitam o acompanhamento das demandas do mercado.

Além disso, promover dinâmicas de grupo com diversos setores da empresa para a educação de boas práticas em IA, assim como incentivar o desenvolvimento dos softskills (habilidades comportamentais) e hardskills (habilidades técnicas) são fundamentais para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. A meu ver, a IA pode ser sim uma grande aliada das empresas, desde que utilizada de maneira correta e estratégica, elas se tornam uma potência. 

*Fernando Wolff, é CEO e Sócio-fundador da Tech4Humans,  uma startup com duas áreas de negócios: SaaS e AIaaS. No SaaS, oferece soluções avançadas de hiperautomação para operações de atendimento a clientes facilitando a gestão, automação e acompanhamento de solicitações. No AIaaS, a plataforma Tech4.ai permite às empresas construir e implementar soluções de inteligência artificial com tecnologias open source, garantindo agilidade, governança e alto desempenho. Por meio de suas tecnologias, os clientes da Tech4humans conseguem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a qualidade do atendimento ao cliente, facilitando a escalabilidade das operações, sempre com a garantia de compliance com processos e regulamentações.