Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Volkswagen

Foto: Divulgação Volkswagen

A Volkswagen revelou o Tera, seu mais novo SUV, previsto para chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre e à América Latina no segundo semestre deste ano. Posicionado entre o Polo e o Nivus, o Tera será o SUV de entrada da marca, com o objetivo de reforçar e ampliar a liderança da Volkswagen no segmento. O lançamento faz parte da ofensiva de 16 novos modelos que a montadora planeja até 2028, sendo o quarto da lista.

Alguns pontos positivos do Tera são a robustez do design, a tecnologia avançada de iluminação e a oferta de versões que atendem diferentes perfis de consumidores. No entanto, um aspecto que pode ser melhorado é a inclusão de mais opções de motorização sustentável, como híbridos ou elétricos. Um vídeo com o modelo pode ser conferido a seguir:

Desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, o Tera tem ambições globais e será comercializado em mais de 25 países na América Latina, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, além de estar presente no continente africano. O modelo foi concebido pelo time liderado por José Carlos Pavone, Head de Design Américas, estreando uma nova identidade de estilo com traços fluidos e uma escultura traseira autêntica.

O Tera apresenta linhas que originam nos paralamas, conferindo uma sensação de altura e presença, reforçando a robustez da estrutura. A dianteira imponente é complementada pelo alargamento da coluna "C" na traseira, criando um equilíbrio entre fluidez e força. As rodas são dimensionadas para preencher as caixas de roda, harmonizando o volume da carroceria com a postura dinâmica do veículo. O teto tem um caimento esportivo sem perder a característica de um SUV.

Foto: Divulgação Volkswagen

A iluminação é um destaque, com faróis FULL LED e uma assinatura de iluminação fracionada, além de lanternas traseiras inovadoras com efeito luminoso "click-clack", presente em modelos como Passat e Tiguan. O Tera será oferecido em diferentes versões de acabamento, atendendo a variadas necessidades e preferências dos consumidores. 

Entre os destaques, estão as rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas, central multimídia VW Play Connect com carro conectado para Brasil e Argentina, carregamento de celular por indução, ‘Ambient Light’ e pacote ADAS. Outra novidade são os "Easter Eggs", elementos escondidos que oferecem uma interação divertida com os consumidores, como desenhos de ícones da marca no vidro traseiro e figuras espalhadas pela carroceria.

 Foto: Divulgação Volkswagen