Nos últimos meses, o golpe do falso advogado tem sido uma preocupação crescente em várias regiões do Brasil, e o Tocantins não está imune a essa prática criminosa. Para combater esse tipo de fraude, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO), por meio da Escola Superior da Advocacia do Tocantins (ESA-TO), lança uma cartilha educativa, com orientações claras para ajudar a população a identificar e evitar cair nesse tipo de golpe. (Confira a cartilha no final desta matéria)
A diretora-Geral da ESA-TO, Flávia Malachias, explica a importância da criação da cartilha como ferramenta de proteção da advocacia e da sociedade. “Queremos destacar a importância da cartilha ‘Golpe do Falso Advogado’, resultado da parceria entre ESA/TO, OABTO e a CAATO. Ela é uma ferramenta prática de orientação, que alerta sobre golpes envolvendo o uso indevido da identidade de advogados. O objetivo é proteger tanto a advocacia quanto a população, promovendo informação e segurança. Convidamos todos a conhecer e compartilhar esse material, fortalecendo a confiança na atuação profissional e ajudando a combater esse tipo de crime”, pontuou a diretora-geral.
Para o presidente da OABTO e diretor-Geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, o golpe praticado contra advogado e advogada é um golpe contra a cidadania e deve ser evitado de todas as formas pela OABTO e pela estrutura de segurança pública estatal, e a conscientização social é um meio eficaz e necessário.
O golpe do falso advogado
O golpe do falso advogado ocorre quando criminosos se passam por profissionais da área jurídica, oferecendo serviços advocatícios fraudulentos. Eles entram em contato com as vítimas, muitas vezes, por telefone ou até por meio de mensagens, e alegam que podem resolver questões jurídicas, como processos em andamento ou novos litígios. O golpe pode envolver diversas táticas, como a solicitação de dinheiro para dar entrada em processos ou para resolver questões falsas, levando as vítimas a perderem grandes quantias de dinheiro.
Objetivo da cartilha
A cartilha elaborada pela OABTO e pela ESA-TO tem como objetivo fornecer informações claras e diretas sobre como identificar possíveis golpes e proteger os cidadãos. A publicação orienta sobre os sinais de alerta, as atitudes a serem tomadas ao receber propostas de serviços advocatícios suspeitos e como verificar a autenticidade de um advogado ou escritório de advocacia.