Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

2026 está repleto de oportunidades no mundo dos concursos. Segundo levantamento do Gran Cursos - edtech (educação tecnológica) com 870 mil alunos e referência nos preparatórios online - estão previstas cerca de 130 mil vagas, nas esferas federais, estaduais e municipais, com oportunidades nas carreiras administrativa, bancária, fiscal, policial, de controle, legislativa, jurídica, de educação e saúde.

O cenário para este ano é impulsionado pela necessidade urgente de reposição de quadros e expansão de políticas públicas, com remunerações que se destacam no mercado de trabalho. De acordo com o levantamento, os salários iniciais podem ultrapassar R$ 36 mil em carreiras de controle e segurança, como na Controladoria−Geral da União (CGU), e atingir até R mil no Poder Legislativo.

Destaques federais e nacionais

Entre as oportunidades mais aguardadas no âmbito federal, destacam-se o INSS, com uma solicitação de cerca de 7 mil vagas, embora a expectativa realista de especialistas gire em torno de 1.000 a 1.500 autorizações imediatas devido ao esgotamento do cadastro de reserva anterior. Outro destaque é a Controladoria-Geral da União (CGU), com 500 vagas solicitadas para níveis médio e superior.

Na área bancária, o concurso do Banco do Brasil é uma das grandes apostas para 2026, com previsão de edital robusto após adiamentos estratégicos, servindo como uma excelente porta de entrada para o serviço público. Já para a Caixa Econômica e Banco do Nordeste, o cenário permanece aquecido, consolidando o setor bancário como um dos que mais empregam no país.

Carreiras policiais e legislativas

Para quem busca a segurança pública, o ano promete movimentações na Polícia Rodoviária Federal (PRF), com foco especial na carreira de Agente Administrativo, além da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que deve publicar editais para Delegado e Agente de Custódia. "O concurseiro deve ficar atento, pois concursos como o da Polícia Militar do DF (PMDF) já têm banca definida e podem ter editais publicados a qualquer momento", ressalta o Coordenador de Carreiras Policiais do Gran, Erico Palazzo.

No Legislativo, a Câmara dos Deputados segue como um concurso de alto nível, oferecendo estabilidade e algumas das maiores remunerações do funcionalismo, atraindo candidatos de todo o país para Brasília. O edital já foi publicado e as inscrições vão até 26 de janeiro. As provas estão marcadas para 8 de março.

Leia também: Câmara abre inscrições de concurso para analista e técnico; salários de até R$ 30 mil

Por que os salários são tão altos?

Segundo Anna Rodrigues, head de conteúdo do Gran, as altas remunerações nas carreiras de elite, como jurídica, fiscal e de controle, justificam-se pela natureza da função. "São cargos essenciais para o funcionamento do Estado, que exigem alta qualificação técnica e envolvem grande responsabilidade na tomada de decisões, como no caso de Auditores Fiscais que impactam diretamente a arrecadação pública", explica.

Pode ter concurso em ano eleitoral?

Um dos maiores receios dos candidatos para 2026 é o impacto das eleições gerais (Presidente, Governadores, Senadores e Deputados). No entanto, especialistas do Gran alertam que a visão de que os concursos "param" é um mito. Pelo contrário, anos eleitorais costumam registrar recordes de editais publicados, especialmente no primeiro semestre. 

"A legislação eleitoral (Lei 9.504/97) não proíbe a realização de provas nem a publicação de editais; a restrição se aplica apenas às nomeações (contratações efetivas) nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos", explica Gabriel Granjeiro, CEO do Gran. 

Segundo o professor Eduardo Cambuy, na prática, isso gera dois fenômenos positivos para o candidato. Os gestores públicos correm para autorizar concursos e nomear aprovados ainda no primeiro semestre, antes do início das vedações legais, gerando uma "janela de ouro" de contratações no início do ano, acelerando as nomeações. Por outro lado, mesmo durante o período eleitoral, os órgãos continuam lançando editais para realizar as provas, deixando as nomeações prontas para ocorrerem imediatamente após o fim das eleições ou no início do ano seguinte, o que pode gerar um acúmulo de editais. 

O professor Aragonê Fernandes, juiz de direito e coordenador do Gran, reforça o otimismo com sua experiência pessoal: "Todas as minhas nomeações no serviço público — no Executivo, Judiciário e Funções Essenciais — ocorreram coincidementemente em anos eleitorais. Para o estudante, a rotina não muda, apenas as oportunidades que se tornam mais urgentes para a administração pública". Inspiração para muitos alunos, Fernandes chegou a vender cachorro quente na rua. O IBGE foi uma das principais portas de entrada no serviço público para o atual juiz.

Estratégia de preparação

Especialistas recomendam que os candidatos iniciem a preparação focando em uma base sólida de disciplinas comuns, como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Administrativo, Raciocínio Lógico e Informática. Além disso, a utilização de "concursos escada" — como o do IBGE, que pode ofertar até 40 mil vagas temporárias e efetivas — é indicada para quem precisa de capitalizar recursos e ganhar experiência de prova antes de almejar cargos de maior complexidade.

Confira 20 oportunidades para nível médio

  • INSS
  • PRF Administrativo
  • Técnico CGU
  • Banco Central
  • Petrobras
  • Banco do Brasil
  • Banco do Nordeste
  • BNDES
  • SEDEST DF
  • CLDF DF
  • ALE-CE
  • ALE-MT
  • TJ-SP
  • TJ-CE
  • TRTs
  • MP-AL
  • MP-MS
  • ESA (Exército)
  • EEAR (Aeronáutica)
  • Marinha