Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Sessão marcada por clima de reconhecimento homenageou o jornalista Élcio Mendes, atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Palmas.

Sessão marcada por clima de reconhecimento homenageou o jornalista Élcio Mendes, atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Palmas. Foto: Júnior Suzuki/Secom Palmas

Foto: Júnior Suzuki/Secom Palmas Sessão marcada por clima de reconhecimento homenageou o jornalista Élcio Mendes, atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Palmas. Sessão marcada por clima de reconhecimento homenageou o jornalista Élcio Mendes, atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Palmas.

A Câmara de Palmas (CMP) realizou, na manhã desta quinta-feira (10), sessão solene em celebração ao Dia do Jornalista, comemorado nacionalmente em 7 de abril. O evento, proposto pela vereadora Thamires do Coletivo Somos (PT), homenageou profissionais da imprensa em reconhecimento à sua contribuição para a comunicação e o fortalecimento da democracia.

O presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa (Republicanos), enalteceu o papel da imprensa. "Celebramos profissionais comprometidos com a informação livre e responsável. Reafirmo o compromisso desta Casa com a liberdade de imprensa e o diálogo transparente com a sociedade", declarou, homenageando a jornalista Sônia Pugas.

Em seu discurso, Thamires ressaltou a necessidade de valorizar a categoria não apenas em sua data simbólica, mas diariamente. "O jornalismo, ao pautar os fatos do cotidiano, ajuda a população a formar opinião e fortalece a sociedade. É essencial que esses profissionais tenham liberdade, respeito e condições dignas para exercer sua função", afirmou.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins, Alexandra Bacelar, lembrou conquistas recentes, como a reformulação do plano de carreira dos servidores da Casa, que incluiu o cargo de jornalista com carga horária de 25 horas semanais e salário acima do piso da categoria. "Foi um avanço significativo, mas ainda há locais que não cumprem esses direitos", destacou. Ela também cobrou a criação de cargos de assessor de comunicação nos gabinetes parlamentares, com remuneração conforme o piso profissional.

“É uma grande alegria estar aqui. Quero parabenizar todos os colegas homenageados, principalmente os que estão nas redações, porque o ápice da profissão é ser repórter. É ali que o jornalista se realiza. Parabenizo também esta Casa de Leis por reconhecer a importância do nosso trabalho na construção da história da cidade”, destacou o secretário de Comunicação de Palmas, Élcio Mendes. 

Foto: Fernando Lucas/CMP

Confira os nomes dos jornalistas homenageados:

Aldenes Lima da Silva

Aline Neves Buarque de Gusmão

Allesandro Ferreira

Caroline Spricigo

Cleber Luciano Mendes de Toledo

Edilene de Oliveira Chaves

Eidilane Gomes Coelho

Élcio de Souza Mendes

Everton Jesse Oliveira da Silva

Evelyn Felix Guimarães

Isabel Cristina Lima Gonçalves

Katiuscia Gonzaga Marinho

Maju Cotrim

Paulo de Deus Silva

Raimundo Dias Leal Júnior

Raquel Oliveira de Souza

Ramon Flaubert Macedo de Oliveira

Roberta Tum

Sonia Alves Pugas

Thaise Moreira Marques

Verônica Elvira Campos do Amaral Costa Aguiar. (CMP)