O Dia das Mães, considerada a data mais importante do primeiro semestre para o comércio, está se aproximando e já movimenta as principais ruas e avenidas comerciais do estado. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que oito em cada 10 consumidores pretendem presentear neste ano.
Para agradar, cerca de 40% dos entrevistados afirmaram que vão investir mais no presente de 2025 em comparação ao ano passado. Entre os motivos, 60% desejam comprar um item de melhor qualidade, 44% apontam que vão gastar mais por causa do aumento no preço dos produtos e 31% pretendem adquirir mais de um presente.
A pesquisa estima que a data deve movimentar mais de R$ 37 bilhões nos setores de comércio e serviços em todo o País. Essa projeção é recebida com otimismo pelo presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale. “É um montante significativo e a parcela dele que cabe ao nosso Estado certamente fará a diferença para os negócios locais. Além da questão da renda maior, o aumento no faturamento contribui para preservar empregos e até gerar novas oportunidades”, comemora.
O presidente acredita ainda que, no Tocantins, a movimentação neste ano tende a superar os resultados de 2024. “As expectativas estão bastante positivas. O comércio já demonstra sinais claros de aquecimento e, com o consumidor mais disposto a gastar, esperamos que o faturamento em 2025 seja superior ao do ano passado. A gente sempre torce por isso”, destacou Fabiano do Vale.
Apesar da empolgação, ele faz um alerta importante. “Nós recomendamos que os consumidores pesquisem bem antes de comprar e mantenham o equilíbrio financeiro. Quem se endivida pode ter o crédito comprometido e perder poder de compra. Queremos que todos celebrem a data, mas com responsabilidade para que continuem comprando”, orientou. As principais homenageadas da data serão as mães (77%), seguidas pelas sogras (18%) e pelas esposas (17%), e o gasto médio estimado com presentes é de R$ 298 por consumidor.xxx