Com 37,71% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) inadimplentes no Tocantins, o Sebrae Tocantins e a Casa do Empreendedor de Palmas realizam, a partir dessa quarta-feira, 28, o Dia D do Feirão do MEI. A ação ocorre a partir das 9 horas, na Casa do Empreendedor, localizada na Avenida JK, no Centro da Capital.
Segundo dados do Governo Federal, atualizados em setembro de 2024, o Estado possui 102.417 MEIs registrados, sendo que 38.621 estão com pendências junto à Receita Federal.
O evento tem como principal objetivo facilitar a regularização de débitos fiscais, oferecer orientação sobre obrigações legais e garantir o acesso a serviços gratuitos como a Declaração Anual do Imposto de Renda do MEI, que deve ser feita até o dia 31 de maio.
A programação segue até sexta-feira, 30, com atendimentos ampliados das 9h às 19h. Durante esse período, os empreendedores também poderão contar com orientação sobre acesso ao crédito, formalização de novos negócios e esclarecimento de dúvidas.
Além dos atendimentos, o Feirão contará com palestras sobre temas essenciais para a sustentabilidade dos pequenos negócios, como acesso ao crédito, desenquadramento do MEI e finanças.
De acordo com o gerente do Sebrae Tocantins, Amaggeldo Barbosa, a iniciativa é fundamental para facilitar o dia a dia do microempreendedor e garantir que ele não perca os benefícios da formalização, como acesso a crédito, aposentadoria e cobertura previdenciária. “O Feirão do MEI é uma ação estratégica que permite aos empreendedores regularizarem sua situação fiscal e, ao mesmo tempo, adquirirem conhecimento para aprimorar a gestão do negócio. É uma oportunidade de colocar tudo em dia e tornar a empresa mais estruturada e preparada para crescer”, destaca Barbosa.
A iniciativa integra a programação da Semana do MEI, campanha nacional promovida pelo Sebrae com o foco de incentivar a formalização, a capacitação e o fortalecimento dos microempreendedores em todo o País. (Sebrae Tocantins)