Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins marca presença na série Pablo & Luisão, produção original Globoplay e TV Globo, que teve estreia no dia 22 de maio com 16 episódios. A produção mais autoral do tocantinense Paulo Vieira na Rede Globo inclui ainda outras personalidades locais, como os atores tocantinenses Bell Gama, George Henrique, Cícero Belém, Nival Correia, Sávio Danrlley, Léo Pinheiro, Paulo Manduca e Ivo Gandra, dentre outros, que contribuíram para dar ainda mais autenticidade à história criada por Paulo Vieira.

A atriz Bell Gama esteve no lançamento da série, no Rio de Janeiro (RJ), e celebrou sua participação. “Pablo & Luisão é de rir, chorar e chorar de rir. De forma muito popular, em que o povo brasileiro se vê representado, mostra uma gente real que busca incansavelmente formas de vencer, que se atrapalha, ri de si mesmo, admite os tropeços e segue acreditando na vida, no sonho. Além disso, a série tem um elenco que é extraordinário. E o Tocantins, a capital Palmas, são apresentados a todo o Brasil de um jeito muito cativante e, como tocantinense que sou, estou muito orgulhosa de fazer parte da contação dessa história". 

Para o ator George Henrique, participar da série foi um marco na carreira. “Participar de um projeto na Rede Globo sempre foi um sonho, e vivê-lo pela primeira vez foi uma experiência profundamente enriquecedora. Ter esse convite vindo de um artista que admiro tanto como o Paulo Vieira, e ainda representando o Tocantins na série Pablo & Luisão, só torna tudo mais especial. Paulo tem uma sensibilidade rara em valorizar os talentos da nossa terra, e isso me enche de orgulho", disse. 

"É um momento histórico para as artes cênicas do Tocantins. Ver nossos artistas cênicos brilhando em uma produção nacional da Rede Globo, é motivo de imenso orgulho para toda a nossa classe. A série ‘Pablo & Luisão’ não só evidencia o talento deles, mas também projeta a nossa cultura, os nossos sotaques e as nossas histórias para o Brasil inteiro. Esse reconhecimento reforça o que nós, da Federação Tocantinense de Artes Cênicas, sempre defendemos: o Tocantins é um celeiro de artistas potentes, criativos e comprometidos com a arte", complementa George. 

Música

A trilha sonora da série fez um resgate de memória ao relembrar o que ouvia nas rádios, com muitas canções das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. A canção ‘Nós é Jeca, mas é Joia’, por Genésio Tocantins, compõe a abertura. Além dele, a seleção abrange ainda compositores e artistas do Tocantins, como Juraildes da Cruz, Genésio Tocantins, Lorimar e Dorivã. Dona Onete, Kleber Lucas, Amado Batista e Reginaldo Rossi são outros exemplos de nomes que serão ouvidos na série.

Série

A série tem como um dos principais cenários a casa da família de Paulo Vieira, cuidadosamente recriada pela equipe de cenografia e produção de arte para refletir a essência e as memórias do humorista em Palmas, Tocantins. Na cidade cenográfica, foram reproduzidos diversos espaços que marcaram a infância e adolescência de Paulo, como igrejas, “pit dogs” (food trucks), supermercados, lojas de obras e lan houses.

Das redes sociais para as telas, a produção audiovisual é criada por Paulo Vieira, com redação final assinada por ele e Maurício Rizzo. A direção artística é de Luis Felipe Sá, com direção de João Gomez. A produção é de Leilanie Silva, com produção executiva de Claudio Dager, e direção de gênero de Patricia Pedrosa. Além de revelar o talento dos atores locais, a série também projeta a cultura e a identidade do Tocantins para todo o Brasil, reforçando o estado como um celeiro de artistas e histórias que merecem ser contadas.