Araguaína/TO faz história com as filmagens de Circo dos Sonhos, o primeiro longa-metragem de ficção produzido na cidade, que já começou a movimentar os bastidores culturais do Tocantins. Com um enredo sensível e emocionante, o filme narra a trajetória de Joaquim, que retorna à sua terra natal marcado por um passado doloroso. Quando tudo parece perdido, a chegada de Hector e sua trupe muda o rumo da história, reacendendo a esperança em meio ao picadeiro da vida, onde a maior aventura é reencontrar a si mesmo.
A direção é de Nival Correia, que assina a co-produção por meio da Spatium Audiovisual. Ele reforça o compromisso em contar uma história potente com identidade regional e linguagem universal. “O circo, nesse filme, representa a possibilidade de recomeçar. Assim como os personagens buscam seu lugar no mundo, nós, como equipe, também estamos trilhando um caminho de afirmação. Dirigir esse projeto é uma honra e uma grande responsabilidade. Tenho certeza de que o público vai se emocionar profundamente".
Produção
Com uma equipe majoritariamente tocantinense e cenas gravadas em locações icônicas da cidade, o longa-metragem promete ser um marco do cinema tocantinense e mergulha o espectador em uma jornada de transformação, afeto e superação. A produção executiva é assinada por George Henrique Silva, que também é o proponente do projeto, junto com Emerson Rodrigues, e a direção de arte é de Laura Carvalho e Érica Mariano. A direção de fotografia é de Márcio Mazaron (MZN Filmes).
Responsável pelo projeto, George Henrique destaca o impacto cultural da iniciativa. “Estamos realizando um sonho coletivo. É um marco para a cidade, mas também para a produção cinematográfica do Norte do Brasil. Circo dos Sonhos é feito com paixão e comprometimento. O primeiro longa-metragem de Araguaína que promete, com certeza, conquistar o Brasil".
Já o produtor executivo Emerson Rodrigues, de Brasília (DF), está no Tocantins pela terceira vez, com assinatura também nas produções tocantinenses O Boneco de Barro e Amazon Fashion. Ele reforça o caráter transformador da iniciativa. “Mais do que um filme, estamos criando um movimento. Esse projeto envolve dezenas de profissionais, fomenta a economia criativa local e inspira uma nova geração de artistas e técnicos do audiovisual em Araguaína".
Foto: Marcio Mazaron - MZN FilmesElenco
O filme conta com um elenco formado em 90% por artistas locais, valorizando os talentos da região, e recebe ainda o reforço de dois nomes de destaque no cenário nacional: Davi Pinheiro, o Sambarilove, conhecido por sua atuação na Escolinha do Professor Raimundo (Rede Globo), e Guido Campos, ator tocantinense, que divide residência atualmente entre São Paulo (SP) e Goiânia (GO), com cerca de 40 anos de carreira no cinema e teatro.
Davi Sambarilove considera uma honra participar da produção no Tocantins. “Eu vim do Rio de Janeiro, de uma realidade completamente diferente, para fazer um homem do interior. Neste sentido, foi muito importante a fisicalidade, pois tenho uma outra realidade cultural, e foi necessário esse mergulho no personagem por meio de uma troca muito bacana com toda equipe. Estamos muito felizes. Acredito que vai ser um marco na minha vida, um marco no cinema brasileiro, principalmente por essa importância de descentralizar o Brasil.”
Protagonista do filme, o ator Guido Campos vive o personagem Joaquim e aponta que o projeto tem tudo para romper fronteiras da cidade de Araguaína e colocar o Tocantins na rota do cinema, assim como os grandes centros. “É um encontro das águas, de energia maravilhoso, de pessoas, profissionais, que só quem vai ganhar é o público”, alegou o artista.
O elenco, que mistura profissionais experientes e novos talentos, vem sendo cuidadosamente preparado por Piettro Lamonier, responsável pela preparação artística dos atores. “Trabalhar com esse elenco é emocionante. Muitos estão estreando no cinema, e é incrível ver como se entregam com verdade e sensibilidade. O público vai se surpreender com o talento que temos aqui.”
O diretor de cena Fausto Lena afirma que Circo dos Sonhos nasce para emocionar, dentro e fora das telas. “É um roteiro com o coração voltado para a reconciliação e a beleza que pode emergir, mesmo da dor. O circo, aqui, é metáfora e realidade, um espaço de cura, encontro e transformação.”
A artista Nice Albano, de Araguaína, trabalha há muitos anos com teatro e música, mas alega que estar pela primeira vez em uma produção cinematográfica é uma emoção diferente. “É uma nova descoberta como artista. O cinema tem um tempo e uma linguagem únicos, e estou muito feliz por viver essa experiência. É gratificante ver essa porta se abrindo para artistas do interior, como eu, que vivem e respiram a arte todos os dias”, destacou.
O diretor assistente e primeiro AD do projeto, Breno Ferreira, destaca a grandeza da produção e o comprometimento da equipe. “Fazer cinema no Brasil já é um desafio, e fazer no Norte é um ato de coragem e amor. Estou impressionado com o profissionalismo de todos os envolvidos. O set é vivo, pulsante, e é bonito ver como cada pessoa aqui entende o peso histórico desse filme. Estamos vivendo algo único.”
Sinopse
Em meio a desafios e um passado doloroso, Joaquim (Guido Campos) retorna ao lar de sua família, onde a esperança parece ter se esvaído. Mas a chegada inesperada de Héctor (Davi Pinheiro) e sua família pode ser a chave para reacender a magia e transformar suas vidas. Entre sonhos e lágrimas, novos laços são forjados, provando que, às vezes, a maior aventura está em encontrar seu próprio lugar no picadeiro da vida. Prepare-se para uma jornada emocionante de transformação e afeto. Descubra o Circo dos Sonhos e deixe-se levar por um espetáculo inesquecível. A estreia está prevista para dezembro deste ano.
Projeto
O projeto do longa-metragem Circo dos Sonhos é uma realização da Artpalco Produções Cinematográficas e tem patrocínio do Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC). Conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Araguaína, além de empresas como Bueno Viagens, Sabores de Mel, Quintal do Espeto, Café Dom Lucas, Bosque dos Buritis e diversas outras empresas da cidade. As gravações se iniciaram no dia 10 de julho e finalizarão no dia 1º de agosto.