A Ferrari apresentou oficialmente o novo 296 GT3 Evo durante as 24 Horas de Spa-Francorchamps, repetindo o palco utilizado três anos antes para a revelação do 296 GT3. A estratégia da marca foi utilizar um dos eventos mais relevantes do calendário de GT para marcar o lançamento do modelo que competirá a partir da temporada 2026, com homologação prevista para o segundo semestre de 2025.
A decisão de evoluir o projeto original se baseou em dados e feedbacks coletados em mais de 340 corridas, nas quais o 296 GT3 acumulou 140 vitórias, 405 pódios e 56 pole positions.
Entre as melhorias implementadas, a aerodinâmica foi o foco central. O novo pacote inclui alterações em quase toda a carroceria, com destaque para o difusor traseiro redesenhado e os geradores de vórtice otimizados, visando maior estabilidade da carga vertical quando o carro está no vácuo de outros competidores. Houve também mudanças nos apêndices do para-choque dianteiro e nos dutos internos que agora oferecem 20% mais fluxo de ar para os freios dianteiros.
Foto: Divulgação Ferrari
Foto: Divulgação FerrariO motor V6 120° biturbo permanece inalterado em relação à versão anterior, mantendo a disposição interna dos turbos e a posição avançada e rebaixada no chassi. Essa configuração contribui para o rebaixamento do centro de gravidade e melhora a rigidez torcional, segundo a Ferrari. O câmbio recebeu uma nova cascata de engrenagens, otimizadas para entregar torque com mais eficiência em diferentes faixas de rotação.
A experiência adquirida com o 296 LMGT3, atualmente em uso no FIA WEC, também influenciou o desenvolvimento. A carroceria da caixa de roda traseira foi incorporada ao novo modelo, permitindo maior compatibilidade com diferentes tipos de pneus utilizados mundialmente.
Foto: Divulgação FerrariA suspensão dianteira e traseira também foi revista com o intuito de reduzir cargas sobre os componentes e aumentar a confiabilidade. Isso deve facilitar os ajustes rápidos durante pit stops. No interior, o cockpit manteve sua proposta de acessibilidade e visibilidade, mas ganhou um novo sistema de ar-condicionado com ventoinha adicional.
Foto: Divulgação FerrariOutra inovação aplicada ao modelo foi o novo sistema de ajuste rápido do ângulo da asa traseira, que permite alterações por meio de um simples parafuso, inspirado diretamente no LMGT3. A peça foi redesenhada em estrutura e painéis laterais, contribuindo para uma regulagem mais eficiente de acordo com o tipo de pista.
Foto: Divulgação Ferrari
O 296 GT3 Evo será oferecido como modelo completo para a temporada 2026 e também estará disponível em forma de kit de atualização para as equipes que utilizam o 296 GT3 atual. A Ferrari ainda não divulgou valores, mas o processo de homologação deve ser concluído até o fim de 2025, com os testes finais em andamento nas próximas semanas.