Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) de junho de 2025, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) na sexta-feira, 4, subiu 1,02%, revertendo o movimento de queda registrado em maio. A variação acumulada em 12 meses passou de 5,11% em maio de 2025 para 5,54%. 

"A variação dos aluguéis tem mostrado sensibilidade ao nível restritivo das taxas de juros, com desaceleração nas variações acumuladas em 12 meses. Em junho do ano passado, o IVAR registrava alta interanual de 10,66%, bem acima dos 5,54% observados atualmente. Naquele período, a taxa Selic estava em torno de 10,50%, abaixo dos atuais 15%. Os indicadores de vendas de imóveis e de concessão de crédito imobiliário — especialmente aqueles com taxas de mercado — reforçam a hipótese de que, mesmo com a Selic elevada, a demanda por compra de imóveis tem se mostrado mais robusta do que a demanda por locação", avalia Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

Entre maio e junho de 2025, o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) apontou aceleração em São Paulo, onde a taxa passou de -6,02% para 3,28%, indicando forte reversão no movimento dos preços. Em contrapartida, houve desaceleração em Porto Alegre (de 3,81% para 0,96%) e em Belo Horizonte (de 4,83% para -1,34%), com a última registrando variação negativa. No Rio de Janeiro, a queda se intensificou, com o índice recuando de 3,01% para -3,23%.

​​​​Aluguéis aceleram na maioria das capitais

A taxa interanual do aluguel residencial acelerou em três das quatro cidades analisadas. São Paulo foi a única cidade a registra desaceleração, saindo de 3,24% em maio para 2,97% em junho de 2025. No Rio de Janeiro a taxa acumulada em 12 meses passou de 3,98% para 5,93%. Em Belo Horizonte a taxa de variação avançou de 7,98% em maio para 9,56% em junho. Por fim, em Porto Alegre teve aceleração de 5,82% para 6,02% entre maio e junho.