Visando modernizar e agilizar os serviços, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde, entregou 192 tablets com sistema integrado, contemplando 142 Agentes Comunitários de Saúde e 50 Agentes de Combate às Endemias. O investimento total foi de R$ 665 mil. A cerimônia de entrega ocorreu nesta quarta-feira, 9, no auditório da UFT Centro, com a presença de autoridades e servidores.
Os tablets entregues são do modelo RG-TB711, da marca Revenger, com tela de 10,51 polegadas, memória RAM de 6GB, armazenamento interno de 256GB e processador Octa-Core. Os aparelhos possuem conectividade Wi-Fi e carregamento rápido de 18W QC. Além disso, cada dispositivo acompanha capa protetora, caneta, carregador, cabo USB tipo C e película protetora, garantindo mais acessibilidade e eficiência para aprimorar o atendimento e fortalecer o SUS no município.
O prefeito Ronivon Maciel participou do evento e reafirmou o compromisso com o trabalho dos agentes. “Quero agradecer aos nossos agentes, parabenizá-los e agradecer também à nossa equipe que trabalhou, principalmente, à Secretaria de Saúde, na pessoa da Cristiane, na requisição desses tablets, para a gente comemorar mais essa importante entrega, como também o fortalecimento da nossa cidade. Com certeza, esse tablet aqui vai fortalecer muito o nosso trabalho, vamos poder chegar lá no Ministério da Saúde e reforçar as nossas informações, os nossos dados e garantir mais recursos para o município”, concluiu.
Foto: Evandro Silva/Secom Porto NacionalEm sua fala, a secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, pontuou que, com o auxílio dos tablets, o registro das visitas domiciliares, acompanhamento de dados clínicos e inserção de dados no Ministério da Saúde será facilitado. “Estamos falando de mais do que tecnologia, estamos falando da melhoria da gestão, da agilidade no atendimento e, acima de tudo, de mais respeito à população e aos profissionais de saúde. Esse sistema vai permitir que as informações cheguem em tempo real a toda a equipe da Estratégia da Família, contribuindo para diagnósticos mais precisos, ações mais rápidas e decisões baseadas em dados”.
A agente de Combate às Endemias, Valéria Lira, que também participou da fase de teste do dispositivo, celebrou a conquista inovadora. “É uma inovação para a gente. Uma ferramenta de trabalho que, na verdade, esperávamos há muitos anos e hoje estamos concretizando esse sonho que está facilitando o nosso trabalho. Hoje o tablet é uma inovação da tecnologia, então é uma grande vantagem”, contou.