Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

O prefeito de Palmas afastado, Eduardo Siqueira Campos, continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP). De acordo com novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO) na tarde dessa quarta-feira, 9, "o paciente encontra-se em fase de recuperação pós-infarto, consciente, clinicamente estável, assintomático e hemodinamicamente compensado, sob monitoramento contínuo na UTI, com acompanhamento de equipe multiprofissional composta por intensivistas e cardiologistas". 

Eduardo está internado desde terça-feira, 8, quando sentiu fortes dores no peito durante a madrugada e foi levado às pressas ao HGP, acompanhado pelo seu médico cardiologista, dr. Andrés Sanchez. Eduardo precisou ser submetido a um cateterismo para a colocação de um stent, na artéria coronária.  

No novo boletim médico, assinado por Sanchez, destaca-se que um Ecocardiograma Transtorácico evidenciou recuperação completa da função cardíaca, porém, exames laboratoriais específicos para infarto ainda mostram enzimas cardioespecíficas elevadas.  

Os dados coletados reforçam, segundo o médico, a necessidade da continuidade das medidas não farmacológicas para redução do risco cardiovascular neste momento, com ênfase em: repouso absoluto, dieta cardioprotetora, restrição de visitas e controle estruturado do estresse emocional

Confira o boletim na íntegra:

O Hospital Geral de Palmas informa que o Prefeito de Palmas, José Eduardo Siqueira Campos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a madrugada de terça-feira, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio (IAM). Naquela mesma noite, o paciente foi submetido com sucesso a cateterismo cardíaco, seguido de angioplastia coronariana de emergência.

Atualmente, o paciente encontra-se em fase de recuperação pós-infarto, consciente, clinicamente estável, assintomático e hemodinamicamente compensado, sob monitoramento contínuo na UTI, com acompanhamento de equipe multiprofissional composta por intensivistas e cardiologistas.

 Foi realizado um Ecocardiograma Transtorácico, que evidenciou recuperação completa da função cardíaca, resultado atribuído à rápida intervenção médica e à reperfusão eficaz da artéria acometida.

Os exames laboratoriais específicos para infarto ainda mostram enzimas cardioespecíficas elevadas. A troponina cardíaca permanece positiva, e a CK-MB segue em ascensão:

  • Valor de referência: até 24 U/L
  • Tarde de ontem: 119,50 U/L
  • Madrugada de hoje: 123,20 U/L
  • Tarde de hoje: 152,80 U/L

Tais dados reforçam a necessidade da continuidade das medidas não farmacológicas para redução do risco cardiovascular neste momento, com ênfase em:

  • Repouso absoluto
  • Dieta cardioprotetora
  • Restrição de visitas
  • Controle estruturado do estresse emocional. 

Dr. Andrés Gustavo Sánchez Esteva/CRM-TO 2290

Cardiologista RQE 991/Hemodinamicista RQE 1001

Hospital Geral de Palmas - HGP