Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik

Foto: Freepik

O fim de um ciclo e o começo de outro é regado de expectativas positivas, com muita vontade de mudar hábitos em busca de uma vida mais equilibrada. Mas será que essas resoluções saem do papel ao longo dos meses? Segundo a Serasa, apenas 4 em cada 10 brasileiros revisitam os objetivos financeiros traçados no início do ano.

A pesquisa realizada pela Serasa, que buscou compreender como anda o comprometimento da população brasileira com as metas e planejamento financeiro no início do ano revelou também que quase metade dos brasileiros afirmam terem gastado mais nos primeiros seis meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

Metas para 2025

Entre os entrevistados, 49% afirmaram que a principal intenção para 2025 era pagar todas as contas em dia. Outros 38% tinham como objetivo fazer um controle do orçamento mensal, 29% queriam economizar um valor do salário todos os meses, 21% planejavam investir um percentual da renda mensal e 19% pretendiam limitar melhor os gastos com lazer.

Durante o primeiro semestre, no entanto, diversos desafios comprometeram o cumprimento dessas metas. De acordo com os entrevistados, 29% consideram o aumento do custo de vida como o principal desafio. Já 21%, disseram possuir um acúmulo de dívidas com cartão de crédito e empréstimos e 13% tiveram gastos inesperados com saúde.

Novo semestre, novas metas

Apesar dos obstáculos, o sentimento que prevalece é cheio de otimismo: 6 em cada 10 brasileiros estão confiantes para os próximos meses e já criaram novas metas para concluir o ano com estabilidade financeira. Entre as novas resoluções para o segundo semestre, 64% pretendem economizar mais e 23% desejam investir mais.

Para Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa, essa perspectiva positiva é um bom sinal: "É possível perceber que muitos brasileiros querem melhorar sua relação com dinheiro, mas, muitas vezes, não sabem como começar ou manter esse compromisso ao longo do tempo".

“Tudo é mais difícil no começo, mas com o tempo, quando se torna parte da rotina, fica mais fácil. Com as finanças, é a mesma coisa. Anotar os gastos, entender para onde vai o dinheiro e avaliar o orçamento são atitudes simples que, com o tempo, ajudam a identificar onde é possível economizar e o que pode ser ajustado", complementa.

Hub de calculadoras financeiras

Com o objetivo de apoiar os brasileiros na organização financeira ao longo do ano, a Serasa criou um hub com calculadoras e simuladores que auxiliam no controle das finanças.

“Criamos esse hub para facilitar o dia a dia da população. É possível calcular Imposto de Renda, IPVA, FGTS entre outras coisas que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Além do hub contamos com planilhas, para registrar despesas e, conteúdos educativos sobre finanças pessoais. Tudo isso pode ser o primeiro passo para os brasileiros compreenderem melhor sua realidade financeira e colocarem no papel e na rotina as metas de 2025”, explica Aline.

As calculadoras financeiras podem ser acessadas através do link: https://www.serasa.com.br/calculadoras/

Metodologia

A pesquisa encomendada pela Serasa foi realizada pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025, e ouviu 1.015 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,1p.p. (TrêsComunicação)