Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Rioiti Uchida iniciou sua jornada no Judô em 1971, na academia do primeiro medalhista olímpico pelo Brasil, Chiaki Ishii

Rioiti Uchida iniciou sua jornada no Judô em 1971, na academia do primeiro medalhista olímpico pelo Brasil, Chiaki Ishii Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Rioiti Uchida iniciou sua jornada no Judô em 1971, na academia do primeiro medalhista olímpico pelo Brasil, Chiaki Ishii Rioiti Uchida iniciou sua jornada no Judô em 1971, na academia do primeiro medalhista olímpico pelo Brasil, Chiaki Ishii

Uma das maiores referências internacionais no que se refere a conquistas competitivas, arbitragem e ensino de Katas no Judô, o faixa coral de 8º Dan Rioiti Uchida é a grande atração do Curso de Kata oferecido pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet). A capacitação terá início nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, no Dojô da Associação Judô Nipo, localizada na Quadra 301 Norte, Avenida Teotônio Segurado, em Palmas, sendo a entrada gratuita a quem tiver interesse em acompanhar de perto o evento.

Além do notável currículo enquanto atleta em todos os nove Katas do Judô, ressaltando aqui, dentre as várias conquistas obtidas, o tricampeonato mundial, o tetracampeonato panamericano e o pentacampeonato brasileiro, o Kodansha Uchida se destaca, também, enquanto representante das Américas na Comissão de Kata da Federação Internacional de Judô (FIJ), a entidade máxima da modalidade, junto à qual o ilustre judoca é árbitro FIJ A.

Responsável pela viabilização da vinda de Uchida Sensei para ministrar o Curso de Kata junto aos atletas, árbitros e técnicos tocantinenses, o faixa coral de 6º Dan presidente da Fejet, Celso Galdino, enfatiza o quão significativo é para ele o alcançar deste feito.

“Será uma grande honra receber a visita deste renomado mestre do Judô que é uma referência mundial. Sem dúvida, todos os participantes sairão muito maiores do que entraram após a conclusão do curso. E para mim, em particular, ter o Sensei Uchida aqui é ainda mais especial, porque ele faz parte da minha história no Judô, pois foi ele quem ministrou os cursos que fiz para as faixas pretas de 1º, 2º e 3º Dan, pela Federação Paulista de Judô, na capital São Paulo, onde comecei o meu caminho judoísta”, celebrou Galdino Sensei.

Programação do Curso

O curso terá início nesta quinta-feira, 17, das 19 às 21h30, com foco no tema ‘Revisão do Katame no Kata’, que são as técnicas de imobilização, de domínio no solo no Judô. Já na sexta-feira, 18, também das 19 às 21h30, a temática a ser abordada será a ‘Ju no Kata’, que traz luz à necessidade de haver suavidade na execução das técnicas de cada golpe.

Dada a importância desta questão de se alcançar um gestual técnico ‘gentil’ para uma maior efetividade, o ‘Ju no Kata’ volta a ser abordado no sábado, 19, das 14 às 16 horas. Em seguida, no mesmo dia, mas das 16h30 às 18h30, os estudos serão voltados ao ‘Kime no Kata’, ou seja, as técnicas judoístas voltadas à defesa pessoal.

Por fim, no domingo, 20, das 8h30 às 11 horas, o Curso da Fejet se encerra justamente com um reforço dos ensinamentos do ‘Kime no Kata’, que prepara os judocas para a autodefesa em situações ocasionais da vida real.

Rioiti Uchida

Segundo informações da Federação Paulista de Judô (FPJ), entidade à qual é vinculado e, na atual gestão, exerce a função de Coordenador de Kata, Rioiti Uchida nasceu em Tapiraí, interior de São Paulo, em 1952, tendo iniciado a própria jornada no Judô em 1971, na academia do primeiro medalhista olímpico pelo Brasil, Chiaki Ishii, que conquistou um bronze na categoria meio-pesado nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha, em 1972.

Ainda conforme a FPJ, Uchida Sensei atualmente ministra aulas na Associação de Judô Alto da Lapa, na capital paulistana, sempre focado no ensino dos fundamentos técnicos do Kata e, também, na filosofia e na ética exigidas pelo Judô, sendo ele o responsável pela formação da dupla bicampeã mundial de Kata composta por Wagner Uchida e Paulo Roberto Ferreira.