Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), deu início ao projeto de eficiência energética na Avenida Goiás, no Jardim Aureny II, região sul da Capital. A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em modernizar a iluminação pública da cidade e contempla a instalação de 23 postes com 46 luminárias de tecnologia LED distribuídas ao longo do canteiro central da avenida.

Além de contribuir para a economia de energia pública, a nova iluminação traz benefícios importantes para a população. A iluminação de LED proporciona maior clareza e uniformidade na luz, reduzindo pontos de sombra e melhorando a sensação de segurança dos pedestres e motoristas que circulam pela avenida. Ledd Marques, serralheiro que atua na Avenida Goiás há um ano, reforça os impactos positivos da iniciativa. “Com essa nova iluminação, a visibilidade fica bem melhor e a avenida do nosso setor fica muito mais bonita”, destacou.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, o projeto de modernização da iluminação pública é uma prioridade da gestão, que já levou melhorias a diversos setores da cidade. “Nosso trabalho já beneficiou áreas do Jardim Taquari, da região sul e do Plano Diretor. A instalação das luminárias LED na Avenida Goiás é mais um passo importante nessa jornada, que continuará com a expansão gradual da melhoria da iluminação em toda a cidade”, enfatizou.

Sustentabilidade ambiental

Os LEDs são uma ótima opção de iluminação porque não contêm metais pesados, como o mercúrio, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, eles são muito eficientes, convertendo até 95% da energia que consomem em luz, o que significa que gastam menos energia para iluminar os espaços.

Outra vantagem é que os LEDs duram bastante tempo, o que ajuda a diminuir a quantidade de resíduos gerados com a troca de lâmpadas. Estudos mostram que, ao usar iluminação de LED, é possível evitar a emissão de até 0,4 toneladas de CO₂ ao longo de 20 anos por cada ponto de luz, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. (Secom Palmas)