Em mais uma ação do projeto 'Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros', desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, assinou na sexta-feira, 25, a Ordem de Serviço para reforma da Escola Estadual Recurso I, situada no município de Recursolândia. A revitalização completa representa um investimento de R$ 1,4 milhão.
Na ocasião, o governador reforçou o compromisso em investir em educação, priorizando as estruturas escolares para oferecer ambientes adequados aos profissionais e estudantes e garantir o fortalecimento educacional. “É uma alegria estarmos dando tantas ordens de serviço, pois já são R$ 30 milhões investidos neste compromisso de obra toda semana para reformar escolas. Precisamos investir em educação, em qualidade de ensino e estrutura organizacional para os professores e alunos. Esta escola foi construída há 31 anos e passou apenas por pequenos reparos. Agora, vamos fazer essa reestruturação completa e de qualidade para depois entregar essa escola da melhor forma para a população de Recursolândia. Esse é o nosso compromisso”, ressaltou o chefe do Executivo.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou a importância desta e das ações do projeto Obra Toda Semana para fortalecer a educação tocantinense. “Esta é uma obra aguardada por Recursolândia há muitos anos. O Tocantins atualmente é selo ouro em educação, sendo considerado o estado que mais avança em alfabetização no país. Isso é resultado de um trabalho pedagógico muito grande. Mas, não adianta avançar apenas de forma pedagógica, com índices educacionais, precisamos também de obras e de aparelhamento educacional e, por isso, estamos fazendo o que é necessário e realizando esse projeto. Esta ordem de serviço abrange a recuperação escolar completa para melhor atender os estudantes e a comunidade escolar, pois quando transformamos escolas, construímos futuros”, salientou o titular da Seduc.
“É uma alegria receber essa notícia. Estamos tendo muitos avanços em Recursolândia. Esta é uma escola criada há 31 anos e que, desde então, nunca passou por uma reforma, então essa reforma representa um grande passo para garantir mais qualidade de vida aos nossos alunos e professores. A educação tem evoluído muito no nosso município, e estamos contando com o apoio do governo estadual para melhorar ainda mais os nossos índices educacionais. Essa é a única escola que possui ensino médio em Recursolândia, e é uma satisfação enorme ver que esse espaço será transformado”, destacou o prefeito de Recursolândia, Vinícius Barbosa.
A vice-diretora da unidade escolar, Sejane Tavares Silva Costa, comentou sobre as expectativas diante da reforma na unidade, reforçando os impactos positivos para a aprendizagem dos estudantes. “A nossa perspectiva é de que os alunos possam ter uma aprendizagem melhor, em um ambiente mais adequado, totalmente organizado e propício para recebê-los e para que possamos oferecer o melhor ensino que pudermos. Quando o estudante é bem recepcionado em um ambiente acolhedor, há uma melhora na aprendizagem e nos índices educacionais, então recebemos com muita alegria essa reforma tão esperada. Após a reestruturação, esperamos aumentar a quantidade de estudantes”, afirmou a vice-diretora.
Foto: Esequias Araújo/SecomTOReforma escolar
A obra contempla uma ampla revitalização da unidade escolar, com serviços que incluem a reforma do piso, muro e fachada, modernização das instalações elétricas, com a implantação de um posto de transformação e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), além da construção de uma nova guarita, salas de aula, bloco administrativo, cozinha, salas de planejamento, banheiros, quadra coberta e uma passarela coberta. O projeto prevê ainda adequações de acessibilidade, garantindo um ambiente mais seguro e inclusivo para toda a comunidade.
A Escola Estadual Recurso I atende mais de 300 estudantes, com oferta dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir do 9º ano, e do Ensino Médio, sendo referência no município.
A aluna da escola, Thalyta Alves, compartilhou a expectativa com a reforma que será realizada na escola. “Vai ser muito boa essa melhoria. A escola já estava precisando há bastante tempo, às salas de aula não estão em boas condições e com a reforma, tudo vai ficar mais organizado e confortável para nós, e isso vai ajudar bastante no nosso aprendizado e no nosso dia a dia na escola”, expressou. (SecomTO)