Sol, rio, música, pratos típicos e acolhimento. É assim que centenas de comerciantes tocam a temporada de praia no Tocantins, transformando o mês de julho na principal oportunidade de geração de renda para muitas famílias. Ao todo, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 30 milhões na Temporada 2025, beneficiando mais de 40 municípios com infraestrutura, segurança, limpeza, programação cultural e ações de sustentabilidade.
A estrutura, no entanto, é apenas parte da engrenagem. Quem realmente dá vida às praias são os barraqueiros e empreendedores locais, que levam sua criatividade, paixão e senso comunitário para receber bem os turistas. Mesmo com realidades distintas, eles compartilham o mesmo entusiasmo pela temporada.
Das escolas para as praias
Foi o que mostrou Barcelissa Maria da Silva, que há 21 anos troca as férias pelo batente na praia de Couto Magalhães, a 287 km da capital. “Julho, nas minhas férias, é o mês que eu mais trabalho, porque eu amo isso aqui, de coração”, afirma ela, que vende refeições, porções e bebidas na Praia de Porto Franco do Araguaia. Servidora pública durante o ano, ela guarda o uniforme e veste o avental com orgulho, celebrando as melhorias trazidas pela estrutura montada em 2025.
Assim como Barcelissa, Abadia Nunes de Oliveira também atua na educação, mas viveu sua primeira experiência como barraqueira este ano, na Praia da Macedônia, em Bernardo Sayão (263 km de Palmas). Trouxe da escola a inspiração para montar jogos pedagógicos para as crianças e compartilhou com os colegas algumas dicas sobre manipulação de alimentos. “Eu me preocupo muito com as crianças, são o futuro do país”, diz ela, que também serve caldos, porções e bolos de pote. “A gente tem que pensar além da venda. É um lugar de convivência.”
Associativismo
Também às margem do Rio Araguaia, a cerca de 417 km de Palmas, Ana Célia Borges da Silva e sua comunidade enfrentam outro desafio: a distância da Praia do Pontal até o centro de Aragominas, o que exige quase 100 km de deslocamento por rotas que passam por Muricilândia e São Félix, já que não há acesso direto por causa dos assentamentos da região. Mas isso impede o entusiasmo. “Esse ano a gente se esforçou bastante para dar o melhor aos nossos visitantes, com oito barracas, incluindo uma padaria”, conta Ana Célia, presidente da Associação Praia do Pontal Desenvolvimento e Ecoturismo. Lá, o diferencial é o espírito coletivo: os próprios moradores do assentamento próximo erguem as barracas de madeira e palha que também são alugadas aos veranistas.
Fácil acesso
A realidade de Raimunda Sanches Parente, em Barra do Ouro (348 km da capital), é mais favorável em termos logísticos. A poucos quilômetros do centro, com estrada asfaltada e barracas fixas, a Praia do Ouro é um atrativo de fácil acesso e belo visual. Raimunda atua na temporada desde 2021 e agora busca parceria com outros comerciantes e com a prefeitura para ampliar a programação fora da alta estação. “A praia tem tudo para oferecer ao nosso turista, boa comida, bebida, ótimos shows e, durante o dia, uma bela paisagem e muito sol”, resume.
Já em Goiatins (380 km de Palmas), a Praia Manoel Alves se destaca por estar dentro da própria cidade, o que facilita a participação dos comerciantes locais. Lucivânia Castro dos Santos e Athos Teixeira Pereira, que têm uma barraca de espetinhos na praça central, se mudam temporariamente para a praia em julho. “Aqui o visitante encontra beleza natural para apreciar e é um enorme prazer receber a todos, com bons produtos e preços”, avalia Athos, orgulhoso da limpeza do local e da estrutura montada este ano.
“Apesar das diferenças entre os municípios, o que une esses empreendedores é a capacidade de transformar o verão tocantinense em um verdadeiro palco de oportunidades”, comemora o secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, apontando os esforços do governador Wanderlei Barbosa em oferecer oportunidade de geração de renda aos moradores dos municípios com temporada de praia.
Este final de semana será de despedida da temporada na maioria das praias, mas o esforço coletivo vai permanecer na memória até a volta, no próximo ano. “Com a atuação da equipe da Setur durante a temporada, realizando diagnósticos e pesquisa sobre perfil da demanda e movimentação financeira durante a Temporada de Praia 2025, o Governo estará novamente ao lado das prefeituras e dos comerciantes, com mais ideias e disposição para desenvolver nosso turismo”, finaliza o secretário Hercy Filho. (SecomTO)