Ser produtor rural no Tocantins é estar à frente de um setor que transforma a região em alimento, renda e desenvolvimento. Neste 28 de julho, Dia do Agricultor, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO) destaca o trabalho de quem faz a diferença no Estado.
O Tocantins tem ampliado sua participação no cenário nacional da agricultura. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada de soja no Tocantins passou de 1,45 milhão para 1,57 milhão de hectares, um aumento de 7,8%. Com mais área, a produção também cresceu, totalizando 5,86 milhões de toneladas, incremento de 28,4% em relação à safra anterior. Já a segunda safra de milho alcançou um marco de 405 mil hectares plantados e uma produção média de 2,12 milhões de toneladas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), reconheceu esta como a maior safra de milho já registrada na história do Tocantins.
Neste mês de julho, o Tocantins deu um passo importante na defesa da segurança jurídica do setor agropecuário. Foi sancionada a Lei que impede a concessão de incentivos fiscais a empresas que adotem práticas comerciais incompatíveis com a legislação brasileira, como é o caso da chamada Moratória da Soja. A Aprosoja-TO, junto a outras entidades representativas, participou ativamente do debate e da construção da proposta, que nasceu de uma demanda do setor produtivo e foi aprovada com o apoio da maioria dos Deputados Estaduais. O governador Wanderlei Barbosa sancionou integralmente a medida, destacando que o Estado deve continuar crescendo com responsabilidade ambiental e respeito à legalidade.
Para além dos números, quem está no campo vivencia diariamente os desafios e conquistas da atividade. Nascida e criada dentro da agropecuária, a produtora rural Caroline Vilela, associada da Aprosoja-TO, mudou-se para o Estado em 2014 e desde então aposta nas oportunidades que o Tocantins oferece. Apesar das conquistas, Caroline afirma que a rotina no campo exige dedicação constante. “Nosso clima e nosso solo são desafiadores. Por isso, precisamos adotar práticas de conservação, incremento de matéria orgânica e inovação tecnológica, como já fazemos em nossa propriedade. Assim, conseguimos melhorar a produtividade das culturas, utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis”, afirma.
Ela destaca ainda que atuar em um novo território foi uma experiência de aprendizado para toda a família. “A vinda para o Tocantins foi muito importante para nós. Os solos aqui são muito diferentes do que estávamos acostumados, e isso nos proporcionou crescimento e conhecimento. Tanto que hoje mantemos uma estação de pesquisa dentro da fazenda”, conta Caroline.
Além de plantar, cuidar e colher, Vilela acredita que o fortalecimento do setor passa, também, pelo engajamento dos produtores nas entidades representativas. “Sempre que encontro um produtor que ainda não é associado, lembro da importância de fortalecer quem está ao nosso lado. A Aprosoja-TO cumpre um papel fundamental: dialoga, defende e representa. Participar faz toda a diferença”, conclui.
Jantar do Agricultor
Na edição 2025, o Jantar do Agricultor será realizado no dia 2 de agosto, às 20h, na Arena Bacuri, em Palmas, e integra as comemorações pelo Dia do Agricultor. O evento será um momento especial de reencontro e reconhecimento entre os produtores que, ao longo do ano, enfrentaram os desafios do campo e contribuíram com o desenvolvimento da agricultura no Estado.
Para Caroline Barcellos, presidente da Aprosoja Tocantins, o evento reforça o papel do produtor rural como agente de transformação do Tocantins. “Este é um momento de celebrar conquistas e de valorizar quem está no campo todos os dias, produzindo com responsabilidade e contribuindo para o crescimento do nosso Estado. O Jantar do Agricultor é mais do que uma homenagem é o reconhecimento do esforço coletivo de homens e mulheres que acreditam no potencial do Tocantins e ajudam a construir uma agricultura cada vez mais forte”, destaca Caroline.