Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Serão abertas a partir desta sexta-feira, dia 1º de agosto, as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que pretende alcançar cerca de 500 mil estudantes das redes pública e privada de ensino em todo o Brasil. Voltada para alunos do 8º e 9º ano, a competição tem como objetivo estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao consumo de recursos naturais. 

Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, a ONEE é coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e tem o apoio da Energisa no Tocantins.

Em 2025, a edição conta com a participação de 48 distribuidoras de energia de todas as regiões do país. 

Recorde de inscrições 

Em 2024, o Tocantins contou com três mil inscritos na ONEE, o dobro da meta proposta inicialmente. Desse total, 87% eram estudantes de escolas públicas. O Estado conquistou 45 medalhas, sendo 12 de ouro, 19 de prata e 14 de bronze. 

A campeã do ano passado foi Sthefany Campos Rodrigues, aluna do 9º ano do Colégio Militar João XXIII, em Colinas do Tocantins. A estudante ganhou um notebook e será a representante tocantinense na segunda etapa da ONEE na sede da ANEEL em Brasília, em novembro deste ano, com outros 26 alunos que alcançaram a melhor colocação no país. 

Para o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basilio de Oliveira e Silva, promover a participação de jovens na ONEE é uma forma de a concessionária se aproximar da comunidade e mostrar a importância do uso consciente de energia. “Os jogos e desafios interativos atraem os jovens para o mundo da eficiência energética e tornam, tanto eles quanto os professores, multiplicadores desse conhecimento. Neste ano, a Energisa investirá R$ 2,5 milhões em projetos de eficiência energética via Chamada Pública de Projetos no Tocantins, o que reforça a dedicação da empresa em aliar a sustentabilidade a um fornecimento de energia de qualidade e acessível para todos”. 

Com expectativa de ser a maior edição já realizada, a ONEE mobiliza alunos e professores em uma programação dinâmica, que inclui curso de formação para docentes, desafios interativos no formato de games e provas objetivas. A competição será encerrada com uma cerimônia nacional de premiação no dia 6 de novembro, em Brasília (DF), reunindo os destaques de cada Estado. 

Como participar 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores a partir de 1º de agosto no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br.

 Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos e os melhores colocados receberão premiações. 

Etapas da competição 

  • Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro 
  • Formação de professores: agosto e setembro 
  • Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro 
  • Resultado: outubro 
  • Evento de premiação: 6 de novembro 

Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, em que aprendem, de forma descontraída, sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizam uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE. 

Premiação 

A olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada Estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistam, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa. 

Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a ONEE desempenha um papel essencial na formação de uma nova geração de consumidores conscientes. “É uma iniciativa que vai muito além da conscientização. É uma ação educativa que prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta. A ONEE é sobre futuro". 

O presidente da ABRADEE, Marcos Madureira, reforça que a ONEE se tornou uma das maiores ações voltadas para a eficiência energética no país. "Um projeto que extrapola o ambiente escolar, incluindo também as famílias e as comunidades desses jovens e professores, unindo todos a esse propósito ambicioso de conscientização para uso dos recursos naturais e da energia elétrica".