A Associação Amigos do Palacinho, Instituto Palacinho, agora é oficialmente uma entidade de utilidade pública estadual. A conquista foi possível graças ao Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Eduardo Mantoan, sancionado pelo governador Wanderlei Barbosa e publicado no Diário Oficial do Estado nº 6.860, por meio da Lei nº 4.767/2025.
A iniciativa reconhece e fortalece o relevante trabalho desenvolvido pelo Instituto Palacinho na preservação da cultura e história do Tocantins, por meio da manutenção e valorização do Museu do Palacinho, o primeiro palácio do governo do Estado, que hoje é ponto de referência para a população e para turistas do Brasil e do mundo.
“A história do Tocantins merece ser cuidada com carinho. Com essa lei, asseguramos que o trabalho sério da Associação Amigos do Palacinho continue crescendo e preservando a nossa memória”, afirmou o deputado.
Desde sua criação, em 2019, a Associação tem se destacado em ações de incentivo à cultura e à valorização do patrimônio histórico. Reconhecida nacionalmente pelo Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN em 2022, a entidade tem atraído cada vez mais visitantes ao Museu Histórico. Em 2019, o espaço recebia cerca de 200 visitas por ano e em 2024 o número saltou para 7.450 visitantes.
O título de utilidade pública estadual representa um marco para a entidade, que passa a ter mais respaldo institucional para firmar parcerias, captar recursos e expandir seus projetos.