Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PC/TO

Foto: Divulgação PC/TO

Ação integrada da 86ª Delegacia de Polícia Civil de Gurupi, com apoio da 8ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Gurupi) e da 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia, resultou nessa quinta-feira, 4,nas prisões em flagrante de dois homens, de 27 e 24 anos, suspeitos por vários furtos qualificados em todo o Estado.

De acordo com o delegado-regional, Joadelson Rodrigues Albuquerque, titular da 7ª Delegacia Regional de Gurupi, a ação foi deflagrada ainda na madrugada, quando dois mercados da cidade de Formoso do Araguaia foram invadidos, sendo que diversos itens foram furtados. “Logo que fomos informados desses crimes em Formoso passamos a analisar o modus operandi e apuramos que os delitos haviam sido praticados da mesma maneira que em outras situações, quando os autores arrombam portas de estabelecimento comerciais e subtraem diversos produtos, fugindo em seguida”, frisa.

Desse modo, os policiais civis da 86ª DP, com apoio de oficiais investigadores da 8ª DEIC e da 84ª Delegacia de Formoso, passaram a realizar diligências ininterruptas e, ainda na parte da manhã chegaram até uma residência, onde dois suspeitos, que já eram investigados e poderiam estar envolvidos nos dois crimes da madrugada, possivelmente estariam escondidos.

No imóvel, que era ocupado um dos indivíduos e por sua companheira, os policiais civis encontraram e apreenderam balança de precisão, uma munição, calibre 9mm, três munições, calibre 22, diversas peças de vestuário, provavelmente furtadas dos mercados, um aparelho de DVD, utilizado para gravar imagens de circuito interno, vários aparelhos celulares, além de um veículo Chevrolet, Ônix, locado que estava sendo utilizado nos crimes.

No interior da casa, os policiais civis também localizaram o segundo indivíduo. Ao ser ouvido, ele disse que estava hospedado na casa.

Resistência à prisão

Após serem abordados e confrontados pelo envolvido nos furtos da madrugada, os dois homens tentaram resistir à prisão, sendo que foi necessário fazer uso progressivo da força para que fossem detidos, porém, um deles lançou seu próprio aparelho celular violentamente no chão, destruindo o objeto.

Ambos foram presos e conduzidos até a sede da 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Gurupi, onde foram autuados em flagrante por furto qualificado, posse irregular de munição de uso permitido e uso proibido, supressão de documento particular e resistência.

Investigações

O delegado Joadelson ressalta que as investigações que culminaram na operação tiveram início há cerca de 15 dias, quando dois homens, com as mesmas características dos presos adentraram em escritório de uma empresa de leilões, em Gurupi, de onde furtaram cerca de R$ 12 mil, além de outros objetos.

“Com base nas investigações desse crime, aprofundamos as investigações e constatamos que trata-se de uma organização criminosa, que agia, seguindo um mesmo padrão, ou seja, eles alugavam um carro e, a partir daí, escolhiam os alvos e efetuaram os furtos qualificados, que ocorreram além de Formoso do Araguaia, em Gurupi e Araguaína”, frisa o delegado.

Diante dos fatos, os dois homens foram encaminhados à Unidade Prisional de Gurupi, onde ficarão à disposição da Justiça. As investigações continuam a fim de que a Polícia Civil possa identificar o envolvimento de outros indivíduos e apurar a extensão dos crimes praticados.

“Com um trabalho eficiente e coordenado, hoje a Polícia Civil do Tocantins conseguiu efetuar as prisões desses dois indivíduos, que além de serem de alta periculosidade, tinham se unido com a finalidade de invadir vários estabelecimentos comerciais a fim de subtrair tudo de valor que encontrassem pela frente. Agora, presos, eles devem responder pelos crimes que são suspeitos de praticar”, disse o delegado.