Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Dornil Sobrinho

Porto Nacional viveu um momento histórico na manhã desse sábado, 13, com a realização do 1º Festival de Karatê, organizado pelo Dojô Jovem Guerreiro, com apoio da prefeitura municipal, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Juventude e da Secretaria de Assistência Social. O evento aconteceu na Escola Municipal Divino Espírito Santo e reuniu cerca de 50 karatecas de Porto Nacional e Palmas.

Os participantes demonstraram suas habilidades no tatame em uma manhã marcada por disciplina, respeito e superação. Todos os karatecas receberam medalhas de participação, como reconhecimento por seu esforço e dedicação ao esporte.

À frente da iniciativa esteve o atleta portuense Fillipe Tavares, faixa preta de karatê e sensei, que tem 15 anos de experiência na modalidade. O Dojô Jovem Guerreiro destacou a importância do evento. “Esse festival é um marco para o karatê em Porto Nacional. Queremos incentivar os pequenos a iniciarem na modalidade, aprenderem disciplina, respeito e amizade, além de motivar os que já praticam a continuarem com dedicação. O objetivo é formar não só atletas, mas cidadãos melhores por meio do esporte”, disse Fillipe.

Durante o evento, o prefeito Ronivon Maciel destacou a relevância do esporte como ferramenta de transformação social e reforçou o compromisso da gestão municipal em apoiar iniciativas que promovam a inclusão e o desenvolvimento das crianças e jovens de Porto Nacional. “A importância de eventos como esse está na inclusão do esporte na vida dos jovens e das crianças. É bom poder dar a nossa contribuição e deixar essa marca importante na modernidade do karatê em Porto Nacional. Quero parabenizar e agradecer ao Roberto, pai do Felipe, que com a Elisângela e o mestre João Marcos faz um trabalho exemplar com essas crianças. O esporte sempre viabiliza conquistas e fortalece a formação de valores. Hoje vemos muitas famílias presentes, pais torcendo pelos filhos, incentivando-os, e isso é fundamental. Estamos felizes em apoiar esse primeiro festival, que com certeza é somente o início de muitos outros que virão”, disse Ronivon.

Famílias participam e aprovam a iniciativa

“Meu filho tem somente três aninhos e começou no karatê há quatro meses. É a primeira vez que participamos de um evento assim e estamos muito felizes. Independente de ganhar ou não, o importante é participar. O karatê traz disciplina e respeito, e é isso que buscamos para a formação dele desde cedo. Para nós é uma honra estar aqui, está tudo muito bem organizado”, afirmou Nayara Amorim, mãe do pequeno atleta Victor. 

“É a minha primeira competição mesmo, mostrando o karatê. Já treino há um ano e meio e gosto muito, porque é um esporte que ensina disciplina, respeito, concentração e foco. Isso ajuda bastante não só no tatame, mas também na escola e em outras coisas da vida”, afirmou Felipe Hiramatsu, atleta.

Presente no festival, o mestre João Matos, presidente da Confederação Nambei Brasileira de Karatê, compartilhou sua experiência e ressaltou a importância do apoio da gestão municipal para o fortalecimento da modalidade em Porto Nacional. “É por isso que o nosso prefeito Ronivon Maciel e a nossa primeira-dama, Keila Maciel, mantêm o karatê em Porto Nacional. Já estou aqui há 13 anos com a prática do karatê e me sinto muito feliz, porque vejo que estou levando saúde, educação e disciplina para a vida dessas crianças. Minha trajetória começou em 1975, mas iniciei oficialmente em 1979, em São Paulo. Desde 1984, ministro aulas e sigo até hoje, já formei várias faixas pretas no Brasil e também fora do país. Para mim, é uma alegria imensa acompanhar o crescimento dessa modalidade e ver que Porto Nacional está abraçando esse projeto com tanto carinho”, finalizou o mestre.