O Coletivo Somos, representado pela vereadora Thamires Lima e pelo covereador Ayrton Lopes participaram na tarde dessa quarta-feira (17), em Palmas, de uma reunião com o prefeito Eduardo Siqueira Campos, articulada em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet). O encontro contou com a presença da presidente municipal da entidade, Rose Marques, além do diretor secretário de Finanças, Rogerio Barros de Lucena, e do diretor secretário de Legislação e Assuntos Jurídicos, Antonio Jorge Chadud.
Pauta da Educação
As demandas apresentadas abrangeram pontos centrais do Sindicato para a rede municipal de ensino, como as eleições para direções escolares, a merenda escolar, o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), progressões funcionais e outras questões ligadas ao trabalho dos profissionais e ao fortalecimento da educação pública em Palmas.
A presidente do Sintet Palmas, Rose Marques, avaliou o espaço de diálogo com a gestão. “Tivemos uma reunião muito produtiva. O Sintet sempre busca e prioriza o diálogo como forma de resolver as problemáticas, ontem foi apenas a primeira conversa para efetivação de um diálogo respeitoso, que tem como objetivo atender as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação do município de Palmas.
Leia também: Sintet debate PCCR e cobra definição do governo; categoria dá prazo para decidir mobilização
Somos como ponte de diálogo
A vereadora Thamires destacou que o Coletivo tem buscado exercer um papel ativo de articulação entre sociedade civil organizada e o Executivo.
“O Coletivo Somos tem se colocado à disposição para construir pontes. Nossa função aqui é ajudar a aproximar o Sindicato, os movimentos sociais e a gestão municipal, criando condições para que as pautas da educação avancem. Esse espaço de diálogo é fundamental para que possamos encontrar soluções conjuntas e garantir que as demandas da comunidade escolar sejam efetivamente atendidas”, afirmou Thamires.
O covereador Ayrton Lopes reforçou que a reunião foi produtiva e abre caminho para novos encaminhamentos em favor da categoria e da rede de ensino.
“A reunião foi bastante positiva. Conseguimos apresentar questões que são urgentes para a educação e abrir um canal direto de discussão com o Executivo. Esse tipo de articulação reforça a importância de mantermos uma relação de diálogo permanente e agradecemos ao prefeito pela sensibilidade em atender nosso pedido”, disse.
Encaminhamentos
Na reunião ficou acordado que um novo encontro será realizado para o retorno de encaminhamentos, com a participação da Secretária da Educação e também gestores de outras pastas do Governo.