Representantes do Executivo e do Legislativo de Alvorada estiveram reunidos com a reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora doutora Maria Santana, em Palmas, na tarde da última terça-feira, 30, para discutir a instalação de um Campus da Instituição de Ensino Superior no município. A reunião foi considerada extremamente produtiva e pode representar um marco histórico para a educação superior da região Sul do Tocantins.
Durante o encontro, ficou definida a criação de uma Comissão de Implantação da UFT em Alvorada que será responsável por conduzir as primeiras etapas do projeto com a elaboração de uma agenda de ações, coleta de dados, levantamentos técnicos, pesquisa de opinião junto à população, além da mobilização das cidades vizinhas que também serão beneficiadas com a iniciativa.
A reitora da UFT demonstrou entusiasmo com a proposta e destacou que a iniciativa está em sintonia com os anseios da política interna de expansão da Instituição. “O nosso propósito, enquanto Universidade, é que a UFT chegue em todo o Tocantins, juntando realmente o que eles querem com o que a Universidade também deseja. Estaremos com eles para que possamos implantar o Campus de Alvorada e região”, ressaltou a professora Maria Santana.
O professor doutor Renato Sarmento ajudou na articulação da reunião e foi escolhido como embaixador do projeto. “Fico muito feliz porque, em função do que foi discutido aqui hoje, nós vimos a possibilidade concreta de criarmos este Campus na cidade de Alvorada”, comemorou Sarmento.
Representando a prefeita Thaynara de Melo no encontro, o vice-prefeito de Alvorada demonstrou gratidão pela maneira como a UFT abriu as portas à comitiva de Alvorada. “Queremos agradecer a possibilidade da parceria que hoje foi construída aqui para o nosso município junto à Universidade. Alvorada merece cada vez mais continuar crescendo”, agradeceu Jairo Lima em nome da prefeita municipal.
Para o vereador Matheus Tavares, essa união entre o Executivo e o Legislativo deve render muitos benefícios à população alvoradense. “Saímos daqui muito otimistas, pois fomos bem recebidos e, com certeza, o Campus da Universidade irá para Alvorada”, disse o parlamentar.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Jairo Lima, representando a prefeita Thaynara de Melo, do presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Mengoni, e dos vereadores Matheus Tavares, Sydvan CP, Derli do Guincho e Greice do Postinho. Também participaram os professores Renato Sarmento e Eduardo Erasmo, Pró-Reitor de Planejamento e Avaliação da UFT. O vereador Djalma Falcão não pôde comparecer por motivos pessoais, mas manifestou total apoio ao projeto.
A articulação conjunta entre Executivo e Legislativo demonstra o esforço e a mobilização política de Alvorada para garantir mais oportunidades educacionais, fortalecer a economia regional e contribuir para a fixação dos talentos locais, reduzindo o êxodo estudantil.
Segundo os participantes da reunião, o futuro reserva um feito histórico para o município: a chegada da Universidade Federal do Tocantins que será um divisor de águas no desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade e de toda a região.