A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do Comando de Operações de Divisas (COD), realizou a apreensão de pedras preciosas e semipreciosas e a prisão de um homem de 65 anos na noite dessa terça-feira, 7 de outubro, em Paraíso do Tocantins. A ação ocorreu durante um bloqueio policial na rodovia TO-080, km 65, como parte da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, que visa coibir crimes transfronteiriços e ambientais.
Durante a abordagem a um veículo, a equipe do COD localizou pedras de esmeralda e pirita. Questionado, o condutor informou que trabalhava com garimpo na região, mas não apresentou qualquer documentação que comprovasse a procedência lícita das pedras.
Prejuízo de R$ 25 mil
Diante da constatação da ilegalidade, o homem e o material apreendido foram encaminhados ao Complexo da Delegacia da Polícia Civil de Paraíso do Tocantins. O material apreendido totalizou aproximadamente 105 quilates de esmeralda e 163 gramas de pirita.
O delegado de plantão autuou o homem em flagrante pelo crime de Usurpação de Patrimônio da União, previsto no artigo 2º da Lei nº 8.176/1991. A ocorrência resultou em um prejuízo estimado de R$ 25.000,00 à atividade ilegal.