Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Flávio Cavaleira/Secom Palmas

Foto: Flávio Cavaleira/Secom Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, autorizou nessa terça-feira, 7, a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para início de ações relativas à capacitação profissional e à promoção da cultura e lazer, previstas em Projetos de Trabalho Social (PTS), de comunidades beneficiadas por habitação de interesse social nos empreendimentos Ipê Amarelo, Recanto das Araras I e II e Jardim Vitória I. Ao todo, 1.766 famílias serão beneficiadas.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, o secretário municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis (Draft), Marlen Ribeiro Rodrigues, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires.

Ao todo, serão atendidas 266 famílias do Ipê Amarelo, 500 do Recanto das Araras I, outras 500 do Recanto das Araras II e mais 500 do Jardim Vitória I. O secretário municipal da Habitação, Marlen Ribeiro Rodrigues, reforçou a importância da chegada do PTS aos empreendimentos atendidos. Segundo ele, o objetivo é fortalecer o desenvolvimento social, a autonomia, a organização e a qualidade de vida das famílias. “A parceria com o Senai nos permite levar orientação, capacitação, geração de oportunidade e acima de tudo, fortalecimento das famílias. É um investimento que chegará a 1.766 famílias”, pontuou.

O presidente da Fieto, Roberto Pires, destacou a importância da parceria. “Essas capacitações vão fazer uma enorme diferença. É importante que as pessoas tenham suas casas para morar, mas também precisam ter emprego, precisam gerar renda para educar os filhos e esse programa é complementar. Vale ressaltar que cerca de 90% das capacitações do Senai chegam ao mercado de trabalho”, detalhou Pires. Segundo ele, serão oferecidos cursos nas áreas de construção civil, alimentos, tecnologia da informação, refrigeração, entre outros, focados nas necessidades do mercado de trabalho local.

“O objetivo dos Projetos de Trabalho Social é preparar as famílias, promovendo uma troca de experiências em que todos aprendem juntos. Esta ordem de serviço garantirá que estas famílias recebam conhecimento e que haja formação cidadã e o desenvolvimento da nossa comunidade”, declarou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.

Comunidade

A pedagoga Maria das Graças da Silva Macedo, vice-presidente do Recanto das Araras I e II, comemorou o projeto, destacando a importância do mesmo para as crianças e adolescentes da comunidade. “Eu acho maravilhoso, porque há muitos adolescentes e pré-adolescentes que ficam ociosos no horário em que não estão na escola e agora terão a oportunidade de aprender. Os cursos são bem diferentes e vai ser muito bom para o desenvolvimento e para que o amanhã dos nossos jovens seja bem melhor”, comemorou.

Também estiveram presentes no evento os deputados federais Tiago Dimas (Podemos) e Vicentinho Júnior (Progressistas), e representantes dos empreendimentos beneficiados, Recanto das Araras I e II, Jardim Vitória I e Ipê Amarelo. (Secom Palmas)