De 8 a 10 de outubro, o Senac Tocantins, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Tocantins (SETUR), marcou presença na 52ª edição da Exposição da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), um dos maiores eventos de turismo da América Latina, realizado em São Paulo.
A participação do Tocantins na Abav Expo teve como objetivo impulsionar a geração de negócios e promover os produtos turísticos do Estado no cenário nacional e internacional. Além de fortalecer o relacionamento com profissionais do setor, a iniciativa também buscou ampliar o networking com investidores e instituições públicas e privadas ligadas ao turismo.
Neste ano, o Senac Tocantins foi responsável pela produção de 1.000 porções de Chambari e 500 de Maria Izabel, dois pratos típicos da gastronomia tocantinense que representam a identidade cultural e os sabores regionais do Estado. A equipe responsável pela ação foi composta por Andrea Monteiro, coordenadora do Eixo de Gastronomia; Roberta Ribeiro, instrutora de Gastronomia do Senac Palmas e chef de cozinha; e Claudete Laurindo, auxiliar de cozinha do Senac Palmas.
Ao levar pratos tipicamente tocantinenses, o Senac Tocantins contribuiu para a valorização da cultura local e o fortalecimento da gastronomia como atrativo turístico, proporcionando aos visitantes uma experiência sensorial única.
A ação também integra a estratégia de posicionar o Tocantins como um destino de experiências autênticas, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo, além de romper estereótipos sobre o Estado e estimular a geração de renda para os profissionais do setor.