Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), está se preparando para voltar a realizar chamamentos públicos voltados à pesquisa mineral, algo que não acontece há mais de duas décadas. A expectativa é que as 44 áreas da companhia sejam disponibilizadas gradualmente para atrair empresas interessadas em investir em estudos geológicos, prospecção e, futuramente, lavra mineral.

O último chamamento público ocorreu há mais de 20 anos, em uma área no município de Guaraí. Agora, a companhia trabalha para organizar seus processos internos e operar dentro das normas legais, criando condições para que novas empresas possam participar de forma transparente e regular.

A nova gestão da Mineratins reforça que todas as etapas estão sendo conduzidas com rigor técnico e jurídico, respeitando as leis e priorizando a proteção ambiental como parte essencial das operações.

Segundo o diretor-presidente da Mineratins, Júlio Edstron, a retomada tem um objetivo claro: “Estamos avançando para consolidar a Mineratins como uma empresa de mineração no Tocantins focada em atividades sustentáveis e parcerias duradouras que envolvam a sociedade em suas decisões, conforme alinhamento, com a missão, visão e valores da Companhia”.

Com o retorno dos chamamentos públicos, a companhia espera estimular o setor mineral, atrair novos investimentos e contribuir para gerar oportunidades de desenvolvimento em diferentes regiões do Tocantins.