O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nessa quinta-feira, 30, no Palácio Araguaia, em Palmas, representantes do Grupo OceanPact, empresa brasileira referência em soluções sustentáveis nas áreas de meio ambiente, operações submarinas, logística e engenharia.
Durante o encontro, foram apresentadas propostas de investimentos nas áreas de geração de energia fotovoltaica flutuante, mineração sustentável e créditos de carbono, iniciativas que podem impulsionar o desenvolvimento econômico e ambiental do Tocantins.
O governador destacou o potencial do estado e a importância de atrair investimentos que conciliem inovação, sustentabilidade e geração de emprego e renda. “Nós estamos sempre procurando quem queira investir em nosso estado e trazer mais riqueza para a nossa gente. O Tocantins tem um potencial muito grande na produção de energia, temos lagos que podem ser usados para a piscicultura e, agora, surge uma proposta inovadora que une essas duas atividades. Produzir energia fotovoltaica sobre a lâmina d’água sem interferir na criação de peixes é algo extraordinário. E o melhor: podemos utilizar as linhas de transmissão já existentes. É uma oportunidade de gerar o que o Brasil e o mundo mais precisam: energia limpa e sustentável”, afirmou Laurez Moreira.
O diretor de Carbono da OceanPact, Eduardo Ferreira, explicou que a tecnologia já é aplicada com sucesso em São Paulo e que o Tocantins reúne condições ideais para receber novos projetos. “Temos um grupo de investimento que faz painéis solares flutuantes, com um projeto já em andamento na represa Billings. Viemos ao Tocantins porque é um estado organizado, em crescimento e com ampla disponibilidade de lâmina d’água, o que o torna extremamente promissor para a expansão dessa tecnologia”, destacou.
Participaram da reunião, pela OceanPact, a gerente de Novos Negócios, Amandine Cheve, e o diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios, Fernando Borensztein; e, pelo Governo do Tocantins, os secretários de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Humberto Lima, e do Meio Ambiente, Divaldo Rezende, além do presidente da Mineratins, Júlio Edstron, e do presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda.

 
            
