No próximo dia 18 de novembro, Porto Nacional será palco da primeira edição do Festival de Cultura Afro, uma iniciativa das Secretarias da Mulher e Igualdade Racial, Cultura e Educação. O evento nasce com o propósito de celebrar as raízes africanas, fortalecer a identidade afro-brasileira e promover diálogos fundamentais sobre diversidade, inclusão e equidade racial.
Com uma programação intensa ao longo de todo o dia, o festival reunirá arte, tradição, saberes e expressões culturais. O público poderá prestigiar apresentações como sanfona com Jucimar Souza Ribeiro, apresentação cultural em Libras, uma vibrante roda de Capoeira e outras manifestações que prometem enriquecer ainda mais o evento.
Programação da manhã: debates, cultura e educação
A manhã será marcada pelo Painel Temático sobre Diversidade Racial e busca por equidade, também terá apresentações culturais, exibição de um curta-metragem promovida pela Superintendência Regional de Ensino e por uma roda de conversa sobre cultura e identidade quilombola.
Tarde de reflexões e representatividade
Durante a tarde, o público terá momentos dedicados à reflexão e ao aprendizado, com destaque para o debate sobre a representatividade da mulher negra nos espaços de liderança. Haverá também a palestra que abordará o tema “Diversidade Racial em Busca de Equidade”.
A programação segue com uma apresentação cultural gospel do estudante Felipe Dartanhan, além dos concursos de desenho, pintura, paródia e do desfile Miss e Mister Afro. Será uma tarde voltada ao talento, à expressão cultural, ao reconhecimento das identidades e à celebração da cultura afro-brasileira.
Um marco para a inclusão e a equidade racial
O I Festival de Cultura Afro de Porto Nacional chega para valorizar a cultura afro-brasileira e trazer espaços de aprendizado, reflexão e celebração. Com atividades variadas, o evento destaca a importância da história e da ancestralidade que fazem parte da identidade da comunidade.

