Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira para o consumidor negociar suas dívidas bancárias em atraso.
As negociações podem ser feitas diretamente nos canais digitais dos bancos e pela plataforma ConsumidorGovBr, lembrando que é preciso ter sua conta Prata ou Ouro. Também é possível negociar presencialmente nos Procons participantes, até o dia 28 de novembro.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.
Os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito. A consulta aos bancos e Procons participantes, assim como os seus canais de negociação, pode ser feita no Portal Meu Bolso em Dia da Febraban.
Já as dívidas não bancárias, como contas de consumo com concessionárias de energia e saneamento, empresas de varejo, telecomunicações e outras podem ser negociadas no Site da Serasa ou pelo celular, no App Serasa no Google Play e Apple Store.
Também é possível negociar nas agências dos Correios. Basta escolher a agência mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar pelo Serasa Limpa Nome. Leve o seu CPF e um documento original com foto. Confira os endereços das agências participantes aqui.
O Mutirão Nacional já faz parte do calendário anual dos bancos e acontecem nos meses de março e novembro. É promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Associação Brasileira de Procons - ProconsBrasil e envolve mais de 160 instituições financeiras, além de entidades parceiras.
Na última edição do Mutirão, em março de 2025, mais de 1.4 milhão de contratos foram repactuados, trazendo alívio financeiro a endividados.
“A renegociação de dívidas é uma iniciativa dos bancos e dos nossos parceiros para que o consumidor possa retomar o controle da sua vida financeira, evitando o agravamento da situação e o superendividamento. Além disso, a renegociação contribui para a estabilidade do mercado, ao mitigar a inadimplência e o endividamento de risco”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
As informações completas sobre o Mutirão 2025, e orientações sobre finanças pessoais e sobre como evitar dívidas podem ser consultadas na página do Mutirão no portal Meu Bolso em Dia Febraban.

