A Porsche inicia uma nova etapa de sua estratégia de eletrificação com o lançamento do Cayenne Electric e do Cayenne Turbo Electric. Os dois modelos já estão disponíveis em regime de pré-venda no Brasil, com preços sugeridos de R$ 900 mil para o Cayenne Electric e R$ 1.410.000 para o Cayenne Turbo. As entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026.
“O Cayenne Electric apresenta desempenho em uma dimensão completamente nova, com tecnologias inovadoras que desenvolvemos no automobilismo. Ele estabelece novos padrões no segmento de SUVs — tanto em termos de dinâmica de condução quanto de carregamento”, afirmou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
O Cayenne Turbo Electric acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e alcança velocidade máxima de 260 km/h. O sistema de propulsão pode gerar até 850 kW (1.156 cv) e 1.500 Nm de torque com Launch Control. No modo normal, a potência disponível é de 630 kW (857 cv), com a função Push-to-Pass adicionando 130 kW (176 cv) por 10 segundos. Já o Cayenne Electric entrega 300 kW (408 cv) em operação padrão e 325 kW (442 cv) com Launch Control, atingindo 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima de 230 km/h.
Foto: Divulgação Porsche
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Ambos os modelos contam com tração integral e o sistema eletrônico Porsche Traction Management (ePTM). A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) é de série, enquanto o Turbo inclui diferencial traseiro autoblocante Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). A direção no eixo traseiro e o sistema Porsche Active Ride também estão disponíveis, ampliando a estabilidade e a versatilidade do SUV.
O desempenho de recuperação de energia é outro destaque. O Cayenne Electric pode atingir até 600 kW de potência regenerativa, com cerca de 97% das frenagens realizadas pelos motores elétricos. A bateria de 113 kWh utiliza refrigeração dupla e permite recarga rápida em tecnologia de 800 volts. Em condições específicas, a potência de carregamento chega a 400 kW, elevando o estado de carga de 10% para 80% em menos de 16 minutos. Em apenas 10 minutos, é possível adicionar energia suficiente para percorrer mais de 300 km.
O modelo também oferece carregamento por indução opcional, com potência de até 11 kW. O sistema Porsche Wireless Charging inicia o processo automaticamente quando o veículo é estacionado sobre a placa instalada no piso.
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No design, o Cayenne Electric apresenta capô baixo, faróis Matrix LED estreitos e para-lamas contornados, mantendo elementos característicos da marca. A versão Turbo traz detalhes exclusivos na cor Turbonite. O coeficiente de arrasto de 0,25 coloca o SUV entre os mais eficientes da categoria, com aerodinâmica ativa que inclui spoiler adaptativo e aeroblades móveis.
Foto: Divulgação Porsche
O interior oferece maior espaço graças ao entre-eixos ampliado para 3.023 mm. O porta-malas varia de 781 a 1.588 litros, além de compartimento dianteiro de 90 litros. O sistema de bancos traseiros é eletricamente ajustável e a capacidade de reboque chega a 3,5 toneladas.
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Na digitalização, o Cayenne Electric estreia o Flow Display, painel OLED curvo integrado à console central. O conjunto inclui painel de instrumentos de 14,25 polegadas e tela opcional para o passageiro de 14,9 polegadas. O head-up display com realidade aumentada projeta informações equivalentes a 87 polegadas. O Voice Pilot, baseado em inteligência artificial, permite comandos complexos e acesso a informações online.
Matthias Becker, membro do Conselho Executivo responsável por Vendas e Marketing, destacou: “Com a eletrificação do Cayenne, alcançamos um novo nível de performance que estabelece padrões para o futuro. Ao mesmo tempo, continuaremos a desenvolver o Cayenne com sistemas de propulsão movidos à combustão e híbridos eficientes, garantindo a oferta na próxima década.”





