Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Victor Jucá

Foto: Victor Jucá

“O Agente Secreto” leva o Brasil de volta ao Globo de Ouro em 2026 e novamente faz história com suas nomeações. Pela primeira vez um longa brasileiro compete em uma das principais categorias: a de Melhor Filme de Drama. A produção também concorre a Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura, e a Melhor Filme Internacional, representando a chance de o país vencer a premiação pelo segundo ano consecutivo, após a primeira vitória da história em 2025. Esta é também a primeira vez que Kleber Mendonça Filho tem um longa seu competindo a um Globo de Ouro, que revela os vencedores no dia 11 de janeiro de 2026.  

“É um grande momento para todos nós que fizemos o filme, e é numa manhã histórica como essa que eu lembro de todo o trabalho que fizemos: de escrever o roteiro, a pré-produção e todas aquelas dez semanas incríveis de filmagem, sete meses de montagem e dois meses de pós-produção. Todo esse trabalho, de repente, entra em foco, quando são anunciadas três indicações inéditas no cinema brasileiro,” declara Kleber Mendonça Filho. 

O cineasta, que está com Wagner Moura divulgando o filme internacionalmente, ainda conta o impacto dessas indicações para a campanha: “a gente está muito feliz e com energia redobrada”. 

Neste fim de semana, “O Agente Secreto” foi eleito o Melhor Filme Internacional pela Los Angeles Film Critics Association, que também apontou o longa como vice-campeão nas categorias de Melhor Filme e Melhor Ator (Wagner Moura). Na sexta-feira, 5, o filme fez história no Critics Choice Awards (CCA) com a indicação de Wagner Moura a Melhor Ator — o primeiro latino-americano indicado a esta categoria. No CCA, o filme compete ainda pelo prêmio de Melhor Filme em Língua-Não Inglesa, e, no Spirit Awards, por Melhor Filme Internacional. Além das indicações, a produção brasileira também se destaca pelas vitórias já conquistadas, incluindo os recentes prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator (Wagner Moura) no New York Film Critics Circle Awards, e o IndieWire Honors, concedido também a Wagner por sua atuação no longa. 

Visto por mais de 40 mil espectadores na Alemanha e em Portugal, “O Agente Secreto” estreia na França no próximo dia 17, e, na Itália, em 29 de janeiro. No Reino Unido e na Irlanda, o lançamento acontece no dia 20 de fevereiro. Nos Estados Unidos, a abertura é gradual, e já passou por Nova York, Los Angeles, e agora segue para São Francisco e Boston (12/12), e Chicago, Filadélfia, Atlanta, Seattle, Austin e demais estados (19/12). 

No Brasil, “O Agente Secreto” segue forte nos cinemas, com mais de 965 mil ingressos vendidos. A produção se encaminha agora para se tornar apenas o segundo longa brasileiro lançado em 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores. O longa já é o maior da carreira de Kleber Mendonça Filho e da história da Vitrine Filmes. Sua chegada aos cinemas brasileiros contou com patrocínio master da Petrobras, que em 2025, comemora 30 anos de apoio ao cinema brasileiro. 

“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras. 

Sinopse

Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.