Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

Foto: Ademir dos Anjos/Secom-TO

Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol) manifestou, por meio de nota desse domingo, 7, apoio irrestrito e incondicional à recondução do delegado Bruno Azevedo ao cargo de secretário de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). Azevedo retoma a função após o retorno do governador Wanderlei Barbosa ao comando do Executivo Estadual. 

"Trará estabilidade para a pasta, uma vez que o gestor tem apoio incondicional de seus pares, e permitirá dar continuidade as acertadas e eficientes ações de sua gestão", destaca o Sindepol. 

A entidade representativa ressalta os esforços do secretário em prol da segurança pública do Estado. "Por tais razões, por uma atuação de caráter eminentemente técnico e pelo eficiente combate à criminalidade que alçou o Estado do Tocantins a se posicionar entre os 10 (dez) estados mais seguros do País e ser destaque no cenário nacional no desempenho da redução de taxa de homicídios". 

A nota é assinada pelo presidente em exercício, Emerson Francisco de Moura. 

Leia também: Nunes Marques derruba afastamento e determina retorno imediato do governador Wanderlei Barbosa

Leia também: Wanderlei Barbosa exonera primeiro escalão nomeado por Laurez Moreira

Confira a nota do Sindepol na íntegra:

Nota de Apoio ao Delegado Bruno Azevedo pela Recondução ao Cargo de Secretário de Segurança Pública do Tocantins

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins – SINDEPOL vem a público externar seu irrestrito e incondicional apoio a recondução do delegado de polícia de carreira Bruno Sousa Azevedo ao cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública, consubstanciada em ato publicado no Dário Oficial de sábado, 06 de dezembro de 2025.

Em janeiro de 2025, o delegado foi convidado pelo Governador Wanderlei Barbosa a assumir o cargo de Secretário da Segurança Pública, tendo, naquela ocasião, aceitado a honrosa missão e desde então vinha gerindo a Pasta com grande responsabilidade, espírito público e republicano, estabelecendo diálogo constante com as Forças de Segurança (Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros Militares), bem como mantendo relacionamento respeitoso com todas as categorias da Polícia Civil, chegando, inclusive, a elaborar e encaminhar os projetos de lei das carreiras da referida força de segurança a fim de que sejam apreciados pelo Poder Executivo.

Por tais razões, por uma atuação de caráter eminentemente técnico e pelo eficiente combate à criminalidade que alçou o Estado do Tocantins a se posicionar entre os 10 (dez) estados mais seguros do País e ser destaque no cenário nacional no desempenho da redução de taxa de homicídios, segundo um estudo recente elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública é que o delegado Bruno Azevedo foi convidado a permanecer na gestão do Vice-Governador Laurez Moreira até a sua repentina e estranha exoneração.

Agora, com o retorno do Governador Wanderlei Barbosa, foi novamente convidado a gerir a Segurança Pública do Estado do Tocantins, tendo seu nome sido confirmado no Diário Oficial publicado neste fim de semana para dar seguimento aos importantes projetos em andamento na área da segurança pública do nosso Estado, dentre eles o almejado e necessário concurso público para os quadros da Polícia Civil.

Diante do breve exposto, o SINDEPOL destaca que a decisão do Governador Wanderlei Barbosa em reconduzir o delegado de polícia de carreira Bruno Azevedo ao cargo de Secretário da Segurança Pública do Estado do Tocantins trará estabilidade para a Pasta, uma vez que o gestor tem apoio incondicional de seus pares, e permitirá dar continuidade as acertadas e eficientes ações de sua gestão.

Palmas-TO, aos 07 de novembro de 2025. 

EMERSON FRANCISCO DE MOURA

1º Vice-Presidente do Sindepol

Presidente em Exercício