Às vésperas da abertura da sua primeira unidade em Araguaína, o Assaí destaca os diferenciais do modelo de atacarejo, que combina características do atacado e do varejo em uma única operação.
O formato, que hoje é referência nacional em economia e autonomia de compra, se consolidou ao permitir que consumidores(as) finais e pequenos e médios empreendedores(as) tenham acesso a preços competitivos e opções de compra em diferentes volumes.
No Assaí, o cliente encontra um ambiente semelhante ao de um supermercado de grande porte, mas com a vantagem de comprar tanto pequenas unidades quanto grandes volumes do mesmo produto. Para as famílias, isso significa maior liberdade para planejar as compras mensais, semanais ou repositoras. Já para pequenos e médios negócios, o formato oferece previsibilidade, oportunidade de reposição rápida de estoque e redução de custos em períodos de alta demanda, como fins de semana, datas sazonais e início de mês.
Isso é possível graças à política de dois preços. Cada produto possui um valor unitário e outro, ainda mais barato, válido para compras acima de uma quantidade mínima do mesmo item, entregando preços mais baixos que os varejos tradicionais, estratégia garantida graças ao modelo de baixo custo operacional e alta eficiência da Companhia.
Esse formato democratiza o preço de atacado, antes restrito a comerciantes, e permite que qualquer pessoa economize comprando volumes maiores quando desejar. Para empreendedores, isso significa maior margem de lucro e maior previsibilidade no custo dos produtos utilizados no dia a dia. Para famílias, amplia a possibilidade de estocar itens de uso frequente com economia significativa.
O Assaí ainda foi pioneiro na implementação de serviços como açougue, cafeteria, padaria e empório de frios no modelo de atacarejo, aprimorando a experiência de compra do público. Outra inovação da rede também é a instalação de caixas de autoatendimento nas lojas, direcionado para os(as) clientes que querem mais agilidade no processo de pagamento.
A regionalização também é um diferencial da rede: parte dos produtos comercializados é adquirida de fornecedores locais e regionais, especialmente hortifrúti, laticínios, ovos, panificação e itens produzidos no próprio estado, o que fortalece a economia da região e estimula cadeias produtivas próximas.
Impacto local
A chegada da rede também se conecta ao compromisso social que o Assaí mantém em todo o Brasil, consolidado por programas de apoio ao micro e pequeno empreendedor, como a Academia Assaí e iniciativas do Instituto Assaí que, somente em 2024, apoiaram milhares de empreendedores em capacitação, microcrédito e formação em gestão e gastronomia.
“Construímos um modelo de negócio pensado para todos os tipos de clientes. Nosso formato, aliado à política de dois preços, traz autonomia, previsibilidade e real oportunidade de economia, tanto para famílias quanto para quem empreende. Em Araguaína, queremos fortalecer esse vínculo com a população e contribuir para o desenvolvimento local”, afirma Diego Nascimento, diretor regional do Assaí.
A nova loja do Assaí em Araguaína abrirá ainda este ano, ampliando o acesso a um modelo de compra que já faz parte da rotina de 40 milhões de brasileiros que passam mensalmente pelas unidades da rede, reforçando a posição da cidade como um polo de desenvolvimento econômico no Tocantins. (Kiw/AI)

