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Veículos

A JAC Caminhões confirmou sua entrada no mercado brasileiro com início das atividades previsto para 2026. A empresa, subsidiária integral da matriz chinesa, vai oferecer inicialmente quatro modelos de caminhões, entre leves e pesados, com capacidade técnica variando de 9 a 25 toneladas de PBT. O plano inclui a criação de uma rede de concessionárias, homologação dos veículos e posterior instalação de uma unidade de produção nacional.

“Estamos inicialmente montando a rede autorizada e homologando os primeiros caminhões que serão vendidos. A expectativa é iniciar a operação, em 2026, com 15 grupos econômicos e, pelo menos, 30 pontos de vendas nos principais centros urbanos do país”, afirmou Miguel Xun, diretor geral da JAC Caminhões. O executivo destacou que os estudos para a entrada no Brasil vêm sendo estruturados há meses e fazem parte de um projeto de longo prazo.

A linha de produtos será composta pelos modelos N 9.170 e N 13.210, classificados como leves, além dos pesados A 18.290 e A 25.290. Todos serão importados em um primeiro momento, equipados com motores Cummins e transmissões de fabricantes como ZF, Eaton e Fast Gear. A empresa prevê conquistar 1,5% de participação de mercado no primeiro ano de comercialização e atingir 3% até o fim do terceiro. “Prevemos conquistar 1,5% de market share no primeiro ano de comercialização e objetivando atingir 3% até o fim do terceiro”, disse Xun.

O N 9.170 é voltado para operações urbanas e regionais, com motor Cummins B4.0 de 170 cv e transmissão Eaton de seis marchas. O modelo possui configuração 4x2, duas opções de entre-eixos e carga útil técnica de 6,2 toneladas. Já o N 13.210 traz motor Cummins B4.5 de 210 cv, transmissão automatizada Fast Gear de oito velocidades e carga útil técnica de 8,2 toneladas, com cabine estendida e opções de entre-eixos que ampliam a versatilidade logística.

Na linha de pesados, os modelos A 18.290 e A 25.290 utilizam motor Cummins D6.7 de 290 cv e transmissão automatizada ZF de nove velocidades. O A 18.290 possui PBT de 16 toneladas e carga útil técnica de 13 toneladas, enquanto o A 25.290 chega a 23 toneladas de PBT e 17,8 toneladas de carga útil técnica. Ambos contam com opções de entre-eixos e cabine leito, voltados para operações de médias e longas distâncias.

A operação brasileira nasce com a criação de uma subsidiária dedicada, responsável por vendas, pós-venda, engenharia e desenvolvimento de produtos locais. O plano estratégico prevê investimento inicial direcionado à expansão da rede de concessionárias e implantação de centro técnico próprio. Em uma segunda fase, está prevista a instalação de uma planta industrial no país. “A JAC possui 19 fábricas espalhadas pelo mundo que funcionam em regime de montagem SKD. Iremos esse mesmo princípio no Brasil o mais breve possível”, declarou Xun.

Segundo a direção da empresa, o Brasil ocupará posição estratégica dentro do plano global de crescimento da marca. A operação local terá foco em parcerias com fornecedores, capacitação técnica e geração de empregos diretos e indiretos. A JAC Caminhões reforça que a chegada ao país integra um projeto de longo prazo, alinhado às demandas de eficiência e custo operacional do setor de transporte de cargas.