Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Guarda Ambiental/Divulgação

Foto: Guarda Ambiental/Divulgação

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), por meio da Divisão de Fiscalização Ambiental, flagrou na manhã desta segunda-feira, 19, uma atividade de extração ilegal de recursos minerais, realizada sem as devidas licenças ambientais, no Setor Sonho Meu, região do Loteamento Água Fria, na Capital.

A ocorrência foi identificada durante fiscalização ambiental terrestre realizada por equipe da Divisão Ambiental, por volta das 7h. Diante da constatação da irregularidade, foi solicitado apoio de outra guarnição para garantir a segurança da operação e a adoção dos procedimentos administrativos previstos em lei.

Veículos retidos

Durante a ação, foram conduzidos ao quartel da Guarda Metropolitana quatro caminhões basculantes e uma retroescavadeira utilizados na atividade irregular. Como resultado da fiscalização, foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental, cinco Termos de Apreensão dos veículos e um Termo de Embargo da área de aproximadamente sete hectares, determinando a paralisação imediata da extração.

Monitoramento

A Guarda Metropolitana de Palmas reforça que as ações de fiscalização ambiental são permanentes e integram o conjunto de políticas públicas do Município voltadas à preservação dos recursos naturais, ao ordenamento urbano e ao combate aos crimes ambientais.