Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

As linhas tremidas e vermelhas que sublinham as palavras consideradas incorretas em editores de textos são familiares a todos os usuários. Algumas correções questionam o que está correto, outras chamam a atenção para erros ortográficos verdadeiros e ainda há a possibilidade de erros banais serem ignorados.

Para os que não se satisfazem com os corretores oferecidos pelos tradicionais editores de texto, há mais opções de aplicativos e corretores online no mercado. Aplicamos o texto a seguir, com 20 erros ortográficos, em quatro softwares e serviços disponíveis na web, para analisar como os mesmos se comportam.

"Fábio de Lima Almeida, sem excessão, intermedia todos os negócios em sua empresa. Entre suas desizões, precisa punir dehonestidade e os euq inflingem leis. Auqele geito especial que Almeida possue lhe garantiu rapida assenção. O executivo diz que, na infância, enquanto brincava, expontaneamente, com capitões de madeira, não paçava desapercebido. A frequensia com que se subimete às tranzissões do seu umor biopolar lhe confere uma aparência um tanto quanto esquisofrênica."

É importante lembrar que a reforma ortográfica da língua portuguesa será válida a partir de 2008, e o vocabulário brasileiro será afetado de 0,5% a 2%. Fique atento às mudanças para atualizar seus aplicativos.

Revisor

Este corretor online gratuito destaca em vermelho todas as palavras que possuem erros ortográficos. Ao clicar na palavra grifada, o usuário recebe opções de correção e pode ainda acrescentar alguma palavra caso ela não conste entre as disponíveis

O Revisor é eficiente na identificação das palavras com erro ortográfico - destacou as 20. Para "tranzissões", ele apresentou apenas uma opção para corrigir a ortografia - contudo, usou o sentido errado e mostrou "transmissões", quando o correto seria "transições".

No caso de "esquisofrênica", ele corrigiu para "esquizofrenica" - se esquecendo do acento. Já com "paçava", não havia "passava" entre as opções, que eram: passa, caçava, laçava, maçava, pagava.

Flip On-line

O Flip On-line apresenta grande variedade de opções para corrigir as palavras nas quais encontra erros. O corretor não se esqueceu de nenhum erro ortográfico do texto.As opções de correção são mostradas ao passar o mouse pela palavra considerada errada. O usuário pode escolher "ignorar", "ignorar todas", "cancelar" e "alterar".

O último comando, quando acionado, pede que o usuário digite a palavra correta - que pode ser uma das opções apresentadas ou não. É curioso que, além das correções óbvias, o Flip On-line ainda apresenta alguns absurdos, como a opção de "unhar" para "umor" ou "reizões" para "desizões".

Novo Corretor Aurélio

O software da Positivo Informática adiciona um menu chamado "Corretor" em qualquer versão do Word, da Microsoft. O utilitário - e outros da linha Office - apresentará, então, as sugestões de ortografia do Corretor Aurélio.

O programa ainda possui o editor de textos FliPed, destinado a usuários de outros softwares ou que desejam corrigir o texto de um e-mail ou outra aplicação.

Quando um texto é inserido no FliPed, este grifa imediatamente todas as palavras e sugere diversas formas à maioria - mesmo as que possuem grafia correta, o que deixa a interface um pouco confusa.

No caso das palavras com erro ortográfico, o Aurélio apresenta um bom número de opções para correção - tanto as que fazem sentido quanto as mais distantes do significado contextual.

Embora seja eficiente, o "euq", que é um "que" embaralhado, foi identificado no FliPed como errado, mas não foi apresentada a palavra correta para ser inserida, apenas "EUA", "rua", "sua" e outras.

Enquanto nas opções para "possue" o corretor mostrou em primeiro lugar da lista o correto "possui", para "assenção" a primeira alternativa apresentada foi "assunção" e, entre as oito opções da lista, o usuário precisa ir até a penúltima para achar a correta.

Um recurso interessante é o "adicionar ao dicionário" - que pode ser útil para que palavras, termos ou abreviaturas sejam reconhecidos pelo corretor, poupando tempo no futuro para "ignorar" as correções equivocadas.

O Novo Corretor Aurélio também corrige erros gramaticais, tem dicionário de sinônimos e dicionários temáticos (com termos específicos de diversas áreas).

Redação Língua Portuguesa

O conjunto de ferramentas da Itautec, Redação Língua Portuguesa (RLP) inclui um revisor para o Word, um para o Outlook e o processador de textos Redator. Além de corrigir a ortografia textual, o programa oferece correção gramatical, acentuação de palavras, conjugação de verbos, consulta a palavras semelhantes, dicionários temáticos e de tradução, literatura brasileira e normas para trabalhos acadêmicos.

O software Redator detectou apenas 18 erros - quando o total são 20. Entre os 18 erros encontrados, ele não ofereceu sugestão de ortografia para a palavra "tranzissões", "desizões" e "euq". As grafias que o programa assumiu como corretas foram "geito" e "biopolar".

Da redação com informações IDG Now