Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Luiz Carlos Delorme Prado destacou há pouco o papel das agências reguladoras no combate à concentração e ao monopólio na área de tecnologias de informação. "O grande desafio da convergência tecnológica no Brasil é a regulação dos conteúdos, sobretudo no que se refere à garantia de liberdade de escolha do consumidor, mas de modo a evitar violação de direitos", disse.

A convergência tecnológica permite que um só aparelho possua vários tipos de mídia digital. Um exemplo é o telefone celular com câmera fotográfica e acesso a internet.

União Européia

O representante da União Européia no Brasil, Paulo Lopes, disse que o desenvolvimento de tecnologias convergentes é uma das prioridades da União Européia, para que sejam acessíveis a todos os segmentos sociais. Entretanto, em sua opinião, esse desenvolvimento deve ser paralelo ao respeito aos usuários.

Paulo Lopes também afirmou que o setor de tecnologia da informação representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Européia.

Ambos participam da Conferência Nacional Preparatória de Comunicações: Uma Nova Política para a Convergência Tecnológica e o Futuro das Comunicações. Neste momento, o tema em debate é "Políticas de Comunicação: Presente e Futuro".

A conferência é promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara; e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado; pelo Ministério das Comunicações; e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O evento ocorre no auditório Nereu Ramos.

Agência Câmara