Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Estas são algumas das propostas apresentadas na Carta de Palmas, redigida nesta quinta-feira, 20, no III Encontro de Fiscalização e Seminário de Agrotóxicos. O evento encerrou nesta quinta e aconteceu no Hotel Pousada dos Girassóis, em Palmas.

Segundo a coordenadora de Inspeção Vegetal da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Nilza de Souza César, além das propostas de melhoria e harmonização das ações dos órgãos de Defesa Sanitária da região Norte do País, o evento foi de muita relevância por possibilitar uma troca de experiências entre os profissionais, extremamente rica. "Temos que unir forças para diminuir os problemas, principalmente com o agrotóxico, que é uma questão tão complexa e que envolve diversos órgãos", explicou.

A Carta de Palmas, também propõe maior integração entre órgãos de agricultura, saúde e meio ambiente e que o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fique responsável, juntamente com demais entidades, pela distribuição de material e orientação quanto ao combate de produtos ilegais.

Agora a Carta ficará à disposição no site www.seminariodeagrotoxicos.com.br e logo será adicionada as outras duas cartas produzidas este ano nos Encontros já realizados. Com as três cartas será produzida a Carta de Belém, que será utilizada como referência no próximo ano, para cobrar as ações executadas.

Na solenidade de encerramento, o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, disse que foi uma grande satisfação para o Tocantins sediar um evento que teve 100 % de participação dos representantes dos estados envolvidos, todos da região Norte do País.

Campanha

Como ação para o fortalecimento da fiscalização da devolução de recipientes vazios, a Adapec lançou durante o evento a campanha educativa "Embalagens Vazias de Agrotóxicos: com esta responsabilidade não se brinca". Durante um mês serão intensificadas as ações de fiscalização, além de serem realizadas palestras, a veiculação de spots nas rádios e distribuição de cartazes e folders nas lojas que revendem o produto em todo o Estado.

Evento

Os Encontros de Fiscalização e Seminários Regionais de Agrotóxicos aconteceram neste ano nas cidades de Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE), e no próximo ano a primeira edição acontecerá em Belém (PA). Esta edição contou com a participação de representantes dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará.

Secom