Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Uma série de atividades irá marcar o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, comemorado nesta quinta-feira, 27. Uma das primeiras ações será uma homenagem aos profissionais da área, que acontecerá na Sala Sinhozinho, do Espaço Cultural, a partir das 8 horas. Na programação, café da manhã e entrega do Prêmio Destaque, alusiva ao tema festejado este ano – "O Turismo abre portas para as mulheres".

Serão premiadas mulheres ligadas ao turismo nas categorias gestor público municipal, melhor idade, educação no turismo, turismo, agência, hotelaria, alimentos e bebidas e acadêmico. Dentre os critérios utilizados para a escolha está a contribuição para o desenvolvimento do turismo na Capital.

Além da homenagem pela manhã, às 14 horas acontecerá uma palestra sobre o tema, no Centro Comunitário de Taquaruçu, para alunos de Porto Nacional. E, às 17 horas, blitz na avenida JK, em frente ao Banco do Brasil.

A variada programação está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e deverá se estender até o final da semana.

Turismo

O turismo é uma atividade que vem obtendo cada vez mais espaço no mercado globalizado, demonstrando sua importância na economia de um país, gerando empregos, divisas e melhorias na vida de várias comunidades. A atividade mostra que a cultura também é um bem e, ainda, chama a atenção para a preservação do meio ambiente. Cada vez mais, as pessoas procuram praticar o turismo tanto para conhecerem novos lugares e pessoas, quanto para vivenciar outras culturas.

O turismólogo é o profissional capacitado para planejar e desenvolver atividades na área turística, tanto no segmento público quanto no privado, atuando em diversos setores, como planejamento, hotelaria, alimentação, transporte, eventos, entre outros. O termo surgiu em meados de 1970, com o objetivo de categorizar uma formação acadêmica específica que começava a ser gestada cientificamente no interior das faculdades de turismo existentes em São Paulo. O dia 27 de setembro é a data em que se comemora a importância do trabalho destes profissionais, quando também é comemorado o Dia Mundial de Turismo.

Da redação com informações Ascop