Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Bombeiros que trabalham na SCI – Seção Contra Incêndio, do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, participam nesta quarta-feira, 10 de outubro, do EXEAC - Exercício de Emergência Aeronáutico Completo. Cerca de 40 bombeiros que estarão de serviço na 2ª Companhia, em Taquaralto, no 1º Batalhão (centro) e na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil participarão do simulado como se a ocorrência fosse real.

Os 68 alunos do Curso de Formação de Soldados da Escola de Formação de Bombeiros irão para o aeroporto. Cerca de 20 participarão como vítimas do simulado e os demais observarão o desenvolvimento dos atendimentos à ocorrência.

Em casos de acidentes com aeronaves, existe um protocolo de atendimento que é ferramenta indispensável no preparo do pessoal que atua na SCI. Esse grupo dará a resposta imediata e inicial ao desastre. Em seguida, bombeiros da equipe de salvamento da 2ª CIA se dirigem ao aeroporto para dar apoio, juntamente com as equipes de resgate e combate a incêndio do 1º BBM.

"Esse simulado proporciona o treinamento do pessoal em uma circunstância particular, fora da rotina (como acidentes de trânsito e incêndios urbanos). Além das particularidades, o acidente aéreo é bem mais complexo e todos devem saber o que vão fazer", observa o comandante do 1º BBM, tenente coronel Erli Lemes de Lima. O exercício também possibilitará mensurar o tempo resposta de cada entidade envolvida com o atendimento.

O exercício encerra as atividades do curso do CVE – Corpo de Voluntários de Emergência, realizado anualmente pela Infraero – Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária. Desde o último dia 3, 76 pessoas participam do curso, entre bombeiros, integrantes do Samu, funcionários da Infraero, empresas aéreas e terceirizadas que ocupam o aeroporto. De acordo com a Superintendência do Aeroporto, o treinamento tem como objetivo aferir a eficácia do Plano de Emergência, além de promover o treinamento e a integração das pessoas e entidades envolvidas. Com o exercício também será verificado o grau de aproveitamento das pessoas que integram o CVE. Ao final, a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil fará um parecer da operação.

Serviço:

O que: EXEAC – Exercício de Emergência Aeronáutico Completo

Onde: Pátio de Manobras do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues - Palmas

Quando: 10/10, das 14h30 às 17h30

Informações: (63) 3219-3706, com Paulo Ernani Martins Bezerra

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar

Tags: Geral