Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O concurso para a escolha das Sete Maravilhas do Brasil está sendo realizado pela revista Caras, através de votação eletrônica disponível na página www.caras.com.br na coluna as sete maravilhas.

Trinta cidades candidatas foram escolhidas, entre elas o conjunto arquitetônico de Natividade, no Estado do Tocantins, que concorre com outras cidades brasileiras.

A votação é eletrônica e quem votar também estará concorrendo a sete viagens com direito a acompanhante. A tarefa é escolher as sete obras mais belas e importantes do Brasil. Votação semelhante aconteceu no início deste ano e elegeu o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, como uma das sete maravilhas do mundo.

História de Natividade

Natividade é a cidade mais antiga do Estado. Surgiu no ciclo do ouro e foi fundada por Antônio Ferraz de Araújo. Segundo os pesquisadores, a origem teria ocorrido no século 18 e a cidade teria pertencido ao Arraial de São Luiz. Devido ao potencial aurífero, a história da cidade, no período de 1728 a 1734, está ligada a conflitos e disputa de poder entre as capitanias do Pará e de São Paulo.

Uma das cidades tocantinenses com expressivas manifestações culturais, Natividade se destaca com as festas religiosas, com destaque para a Festa do Divino Espírito Santo e a Romaria do Senhor do Bonfim, maior festa religiosa do Tocantins.

Com o Centro histórico tombado pelo Iphan, em 1992, a cidade foi contemplada com o Programa Monumenta BID, o que vai garantir a revitalização do espaço urbano.

Fonte: Secom