Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Técnicos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Tocantins estão em Brasília, desde a última segunda-feira (22), participando de um treinamento para utilização do SODC - Sistema Operativo de Defesa Civil. O curso, promovido pelo Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, vai até o dia 26, com a participação de representantes de cinco estados e do Distrito Federal.

O treinamento visa capacitar usuários para a instalação, configuração e manutenção de um software que possibilitará maior agilidade na transmissão de dados durante o gerenciamento de riscos e desastres em todo Brasil. O programa, 100% nacional, foi desenvolvido pelo IME - Instituto Militar de Engenharia, nos últimos 4 anos. Essa é a primeira capacitação para o SODC, lançado em setembro.

O tenente Domingos Filho, da Defesa Civil do Tocantins, acredita que o sistema informatizado

facilitará a operacionalização de recursos, além da redução do tempo de resposta dos mecanismos institucionais.

Sala de situação

Em todos os estados haverá, no mínimo, uma sala de situação, conectada diretamente ao Cenad – Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Por meio de recursos tecnológicos, será possível o envio, em tempo real e instantaneamente, das informações e imagens produzidas pelo operador do software. O Ministério da Integração já repassou 91 kits para montar salas de situação em diferentes localidades. O Tocantins é um dos contemplados.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar

Tags: Tocantins