Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, é a vez da zona urbana do município de Filadélfia, no Tocantins, receber as equipes da hidrelétrica. Na ocasião, 60 famílias ficarão a par de detalhes dos benefícios a que têm direito para poder optar em breve. A reunião acontecerá em dois horários, às 14h e 19h, para que todos os moradores/proprietários possam participar.

São convidadas a participar dos encontros as famílias cadastradas pelo empreendimento, que vivem nas áreas alcançadas pelo futuro reservatório da barragem.

Além da apresentação do Plano de Remanejamento - feita por técnicos da empresa Barros Engenharia, contratada pela UHE-Estreito para prestar apoio social às famílias -, haverá a distribuição de cartilhas sobre o Plano de Remanejamento, produzidas especialmente para esclarecer os moradores sobre os benefícios do Plano. Na oportunidade, as pessoas poderão tirar dúvidas diretamente com a equipe de técnicos da hidrelétrica.

Na seqüência, acontecerão reuniões coletivas em Carolina, no Maranhão e Babaçulândia, no Tocantins. As equipes de Mobilização Social estão convidando as famílias de casa em casa e conversando com os moradores/proprietários.

Remanejamento

As modalidades de remanejamento, que é o nome técnico que se dá para o processo de mudança das famílias, são adequadas para cada caso específico. São elas: Aquisição, que é a compra do imóvel; o Reassentamento (loteamento) Coletivo Rural e Urbano, a Carta de Crédito Rural e Urbana e o Lote Urbano.

As reuniões levam a informação para que as famílias fiquem esclarecidas e possam optar por um dos benefícios. Além das reuniões coletivas, acontecerão também encontros individuais com cada morador/proprietário cadastrado.

Nossas equipes visitarão cada morador/proprietário, de casa em casa, para esclarecer quem terá direito a quê, quem poderá optar pela indenização, carta de crédito, entre os demais benefícios propostos, enfatiza Nilva Mariano, gerente de Projetos Sociais da UHE-Estreito.

O ciclo de reuniões teve início em setembro, primeiramente em algumas comunidades rurais da região.

Fonte: Imirante .com