Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o intuito de apresentar a metodologia do projeto "Balde Cheio" aos produtores do Estado de Tocantins, será realizado nesta quarta-feira (7), no auditório do Sebrae em Palmas, a partir das 14 horas, o Seminário de Pecuária Leiteira do Tocantins, que terá a participação do consultor técnico da Embrapa São Carlos (SP) Arthur Chinelatto.

O consultor ministrará palestra com detalhes sobre o projeto que tem gerado excelentes resultados nas propriedades em que já foi aplicado. Trata-se do uso do pastejo rotacionado, combinado com irrigação e plantio consorciado de aveia e azevém (forrageira), que ajudam na suplementação alimentar do animal. O salto da produção pode ser de até 800% após o emprego das técnicas na propriedade, mesmo mantendo-se o mesmo número de animais no rebanho.

O seminário será realizado também em Araguaína na sexta-feira (9) no auditório do Colégio Santa Cruz às 14h e em Augustinópolis no sábado (10) no Auditório da Maçonaria às 14h.

Balde Cheio

Em Tocantins a implantação do projeto "Balde Cheio" está prevista para o fim do ano e beneficiará cerca de 60 produtores. Será realizada pelo Sebrae em parceria com instituições ligadas à área rural, como Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro), Ruraltins, Embrapa e Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet).

No fim de setembro, foi realizada uma capacitação para os técnicos que atuarão na execução das ações, quando o coordenador do projeto de São Paulo, o médico-veterinário Clodovil Nicola Colombo Júnior, acompanhou a seleção das propriedades que integrarão o "Balde Cheio".

Segundo o superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, "este será um marco no desenvolvimento da pecuária leiteria no Tocantins, onde os produtores poderão ver resultados palpáveis e satisfatórios de seus esforços; o Sebrae tem o objetivo de transformar o pequeno produtor em um empresário de empreendimento rural por meio do conhecimento, e é para isso que trabalhamos", enfatizou Massuia.

Da redação com informações Ascom Sebrae - TO