Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A unidade foi entregue à população pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) e pelo secretário de Educação Profissional do MEC - Ministério da Educação, Eliezer Pacheco.

A ETF de Paraíso conta hoje com 160 alunos matriculados, mas tem capacidade para 960. Atualmente, estão abertas inscrições para mais 70 vagas em quatro cursos. Localizada na Vila Santana, Distrito Agroindustrial da cidade, a escola foi construída com investimentos de R$ 2,7 milhões e promove cursos em sintonia com a realidade econômica do município, que tem como base os setores de agroindústria, serviços, pecuária e agricultura familiar. O governo do Estado é parceiro do empreendimento, tendo doado o terreno.

A escola é uma unidade de ensino descentralizada do Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica de Palmas. Possui 13 blocos, cinco salas de aula, 18 laboratórios em 3,700 m2 de área construída, possibilitando seis cursos - quatro já estão sendo ministrados.

"Esta escola determinará o destino de milhares de jovens que haverão de passar por aqui e receber influências positivas e o melhor nível de conhecimento para seu futuro", disse Marcelo Miranda, ressaltando que Paraíso merece um investimento deste porte, pela importância econômica e pela capacidade do município de atrair grandes empreendimentos.

Na ocasião, o governador reforçou junto ao secretário do MEC o pedido que fez recentemente ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para a construção de mais uma escola tecnológica na região Sudeste, recebendo sinalização positiva do ministro e a confirmação do secretário Pacheco.

"Em 2008 vamos estar priorizando a escola de Araguaína, onde já existe um prédio do governo federal que será aproveitado. Posteriormente, a de Porto Nacional, Gurupi e também a Escola Técnica Federal em Dianópolis, que fechará a região Sudeste do Estado, como almeja o governador", disse o secretário Eliezer Pacheco. Segundo ele, com a construção de 259 escolas técnicas nos últimos dois anos, o governo federal está impactando positivamente a educação no Brasil.

Esta escola é ótima para Paraíso e para toda a região, que abrange 16 municípios. Esta é uma obra social e humana que abre as portas para a comunidade de baixa renda", observou o prefeito da cidade Arnold Bezerra (PMDB), acrescentando que assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito muito pela educação, o governador Marcelo Miranda vem fazendo também da educação uma prioridade em seu governo.

Prestigiaram a solenidade de inauguração, além dos integrantes do MEC, o diretor da instituição, Octaviano Sidnei Furtado; o reitor da UFT - Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero; a secretária estadual de Educação e Cultura, Maria Auxiliadora Seabra Rezende; os secretários Vieira de Melo (Comunicação); Herbert Barros (Segurança Pública) e Osmar Nina Garcia (Ciência e Tecnologia), o comandante-geral do Polícia Militar, David Montelo; o secretário da Casa Militar, Raimundo Bonfim; vereadores e populares.

Secom