Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os jovens do Tocantins entraram de cabeça nas etapas preparatórias para a "Conferência Estadual de Juventude". Até agora, estima-se que mais de 10 mil jovens já participaram das Pré-Conferências realizadas desde o último dia 18 nos Centros de Ensino Médio e nas instituições de ensino superior.

E com o interesse de levantar as demandas e propor soluções para os problemas dos jovens de sua comunidade, os cerca de 150 estudantes do CEMIX - Centro de Ensino Médio Indígena Xerente, localizado na Reserva Xerente, próximo a Tocantínia, irão realizar uma "pré-conferência da Juventude". O evento acontece nesta sexta-feira, 30, das 13h às 17h.

A pré-conferência será aberta por uma palestra com a professora Joana Euda, assessora do Patrimônio Cultural e de Apoio à Preservação da Cultura Indígena da Fundação Cultural do Tocantins. Estão sendo convidados também líderes das várias aldeias que compõem a reserva Xerente, além de professores especializados em cultura indígena. A intenção do evento é debater os problemas que mais preocupam os jovens indígenas, propondo soluções para os mesmos. Também estará presente o secretário da Juventude, Ricardo Ayres, que falará da importância da participação de todos os povos na elaboração de políticas públicas mais eficientes.

A etapa estadual da conferência acontece nos dias 28, 29 e 30 de março de 2008. Depois de cada conferência é elaborado um documento, que será levado para discussão na Conferencia Nacional, no final de abril.

Secom